Últimas

Wilker apresenta emenda solicitando repasse de 50% dos recursos do FTI para Saúde e programas sociais no AM

O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) apresentou nesta quarta-feira, 27, durante Sessão Ordinária virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), uma emenda modificativa à Mensagem Governamental nº03/2021 que chegou à Casa e pede autorização do Poder Legislativo o repasse de 10% do Fundo de Fomento ao Turismo, lnfraestrutura, Serviços e lnteriorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI) para a área da saúde.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Durante a reunião, Wilker sugeriu por meio da emenda que o repasse do FTI possa aumentar para 50% da dotação inicial e que o recurso seja utilizado da seguinte forma: 40% obrigatoriamente para a saúde do interior do Amazonas, por meio de transferências Fundo a Fundo, e 10% para a implementação de programas de transferência de renda na área da assistência social nos municípios do Estado.

Para Barreto, o acréscimo percentual e direcionado ajudará os municípios amazonenses no combate à doença e no socorro econômico dessas cidades.

“Em minha opinião, 10% do FTI não resolve o problema do interior, precisamos aumentar esse percentual para 50%, sendo 40% para saúde e 10% para os programas municipais de transferência de renda. O povo está passando fome no interior, os municípios precisam socorrer a economia, não existe lockdown sem o socorro social”, explicou o deputado.

Barreto pediu, ainda, celeridade consciente da Casa Legislativa para apreciação da Mensagem do Executivo, que já se encontra no Parlamento estadual, à espera da votação pelos deputados. “Eu acho importante a nossa celeridade da apreciação na questão do FTI, mas peço também responsabilidade. Não adianta aprovar nas coxas, a discussão com os prefeitos também é importante”, ressaltou o parlamentar.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.