Últimas

AM: Covid -19 matou policiais mais do que confronto com criminosos

Apesar dos grandes riscos de vida causados pela violência em Manaus, mortes de policiais militares e civis, que atuam no estado, causadas pela pandemia do novo coronavírus foram bem maiores do que as registradas em confrontos com criminosos. Os dados são da Assessoria da Polícia Militar e do site da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Ano passado, uma onda de violência e confrontos na região do Rio Abacaxis, em Nova Olinda do Norte, a 134 Km de Manaus, resultou na morte de dois policiais, que participavam de uma operação contra o tráfico de drogas. As mortes impactaram os profissionais da área, que não esperavam que um problema ainda maior fosse vitimar muito mais servidores da segurança pública.

De acordo com informação da PC-AM, no ano de 2020, foram registrados 4 óbitos de servidores da Polícia Militar e dois óbitos da Polícia Civil em decorrência da Covid-19.

Desde o início do ano, quando o Amazonas começou a enfrentar a segunda onda da Covid-19, até o dia 18 de feveireiro, cerca de 45 servidores de segurança morreram, sendo 23 da Polícia Civil, 21 óbitos na Polícia Militar. . O número equivale a um aumento de 643% em relação ao ano anterior.

Além deles, ainda há 740 servidores da segurança pública em isolamento domiciliar e 37 estão internados em tratamento da doença. Dos pacientes em isolamento, 601 são policiais militares.

A SSP-AM emitiu uma nota lamentando a morte dos servidores. Confira:

As perdas no sistema de segurança são irreparáveis, estarão sempre nos corações de seus familiares, amigos e colegas de trabalho, pelos momentos que proporcionaram e pelas contribuições que deram à sociedade amazonense na prestação desse serviço tão essencial que é a segurança pública. A Secretaria de Segurança Pública vem prestando homenagens diárias àquelas vítimas que vêm a óbito, com publicações nas redes sociais, se solidarizando com as famílias.

Cabe-nos informar que os órgãos do sistema de segurança possuem departamentos de saúde e assistência social que prestam apoio aos doentes e familiares, não só nos casos de Covid-19, mas em todos os tipos de doença.

Fonte: Expresso AM

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.