Últimas

Bairro Compensa vira cenário de guerra e violência em meio à pandemia da Covid-19

Apesar da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os moradores do bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, estão vivendo em um cenário de guerra e violência nos últimos dias. Segundo a polícia, muitos assassinatos podem ter ligação direta com brigas de facções criminosas pelo domínio do tráfico de drogas na capital.


Foto: Divulgação/BLITZ AMAZÔNICO

Conforme o Instituto Médico Legal (IML) aponta que, até o momento, foram registradas 15 mortes somente em fevereiro de 2021. Desses casos, 14 pessoas mortes aconteceram por arma de fogo.

O último caso registrado na região aconteceu na noite da última quarta-feira (18), quando o proprietário de um terreno localizado na avenida Coronel Cyrillo Neves, bairro Compensa, zona Oeste da capital, encontrou uma cabeça humana enrolada em um saco preto.

Ele disse que estava indo colocar a comida do cachorro quando se deparou com o saco preto e resolveu averiguar. Após se deparar com a cabeça, o proprietário do terreno acionou os policiais militares da 8ª Com
panhia Interativa Comunitária (Cicom) para atender a ocorrência.


Foto: Divulgação/BLITZ AMAZÔNICO

A cabeça foi removida para o IML e passou pelos exames de necropsia. O homem que teve a cabeça cortada possivelmente era integrante da facção criminosa Cartel do Norte (CDN) e foi morto por membros do Comando Vermelho (CV).

A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) faz uma investigação em torno do caso.

Números

Apesar da redução nas ocorrências de homicídios de 2018 para 2019, Manaus subiu no ranking das cidades mais violentas do país, passando do quarto para o terceiro lugar na quantidade de mortes oriundas desse tipo de crime.

Os dados foram divulgados pelo Sinesp, sistema que recolhe dados sobre a violência, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em 2018, a capital do Amazonas registrou 787 homicídios. Em 2019, caiu para 687, uma redução de 12,7%. Porém, a redução foi menor que nos outros municípios avaliados.

Antes ficava atrás de Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), mas subiu uma posição e perde somente para as capitais do Rio de Janeiro e da Bahia, que registraram ano passado 936 e 843 homicídios, respectivamente.

Resposta

O Portal Tucumã entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) cobrando esclarecimentos sobre o patrulhamento policial na região do bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.

Em nota, a SSP-AM informou que a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) reforçou o policiamento ostensivo do bairro para garantir a segurança dos moradores. Além disso, o órgão também pediu que a população denuncie os casos.

“A população pode ajudar com informações sobre localização de envolvidos com o crime através de denúncias ao 181, o disque-denúncia da SSP ou diretamente no site da Secretaria, no endereço www.ssp.am.gov.br”, reitera.



Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.