Últimas

CRIANÇA DESLIGA REFRIGERADOR E VACINAS CONTRA COVID-19 SÃO PERDIDAS

Nesta quinta-feira, 18, a cidade de Rio Bananal deveria aplicar a segunda dose da vacina contra a covid-19 nos profissionais de saúde do município, que fica a 177 quilômetros de Vitória, no Espírito Santo. Quando os primeiros funcionários chegaram à unidade de saúde, no entanto, perceberam que o refrigerador que guardava os imunizantes estava com a temperatura de 23°C — valor muito acima da temperatura indicada, entre 2 e 8°C. Após investigação, a Polícia Civil descobriu que uma criança de nove anos desligou o relógio de energia da unidade de saúde durante uma brincadeira. Abaixo do equipamento, a palavra "coronavirus" foi escrita com giz branco.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Segundo a prefeitura de Rio Bananal, 133 doses da Coronavac foram perdidas. "Me ligaram às 5h30 dizendo que a geladeira estava apitando e o prédio todo sem energia. Vim para cá e constatei que a nossa geladeira, que está cheia de vacinas, não só de covid, mas todas as vacinas do município, estava em 23 graus. Totalmente estragado", informou a coordenadora de imunização do município, Márcia Venturim, em um vídeo divulgado nas redes sociais.
A Polícia Civil informa que o inquérito será concluído e remetido ao Ministério Público, com cópia para o Conselho Tutelar do Município, que adotarão as providências cabíveis.

Depois de constatado o problema no refrigerador, a prefeitura de Rio Bananal encaminhou o ocorrido para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Em nota, a pasta informou que as doses perdidas serão repostas. "O município deve preencher um formulário sobre o episódio que será remetido ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para avaliação. Os parâmetros de estabilidade da vacina serão avaliados pelo INCQS sobre o uso ou não dos imunobiológicos. Enquanto estão sob análise do INCQS, a Sesa possui reserva técnica para suprir o município".

De acordo com o Painel covid-19, do Governo do Espírito Santo, Rio Bananal já vacinou 482 pessoas contra a covid-19.

Fonte: Portal do Jota

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.