Últimas

Projeto implanta serviço com castramóvel e faz doação de ração no Amazonas

Atendimento veterinário em castramóvel e doação de ração a cuidadores e protetores de animais são algumas das ações que serão implementadas em municípios da Região Metropolitana de Manaus.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

As ações serão executadas pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), com supervisão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), dentro do projeto “Apoio à formulação, implementação e execução da Política Estadual do Bem-estar Animal e da Fauna Doméstica''.

O projeto tem o objetivo de trabalhar no controle populacional de cães e gatos na região, garantindo o bem-estar desses animais por meio de ações como castração cirúrgica e atendimento veterinário. As intervenções acontecerão em Manaus, Manacapuru e Novo Airão, e nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro e Puranga Conquista e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro. O primeiro ‘castramóvel’ que será utilizado no atendimento já foi adquirido, com previsão de chegada ainda neste mês de fevereiro.

Outra ação já em andamento do projeto é a doação de ração para protetores e cuidadores de cães e gatos. O objetivo é auxiliar o trabalho de quem atua na causa da proteção da fauna doméstica no Amazonas por meio da doação de ração animal. Os interessados podem se candidatar até o dia 5 de março acessando o edital e sua retificação na página da FAS através do link Projeto Bem-estar Animal e Fauna Doméstica.

Segundo a gestora do projeto na FAS, Camila Pires, a iniciativa em prol de políticas públicas para animais é nova, não só dentro da Fundação, como no Estado do Amazonas. Ela explica que garantir o bem-estar da fauna doméstica também é uma questão de saúde pública.

“Quando falamos de saúde única, englobamos a saúde dos seres humanos, do ambiente e dos animais. A relação do ser humano com seus animais é muito próxima e traz diversos benefícios para os dois lados, mas quando existe algum desequilíbrio ou falta de cuidados, podem surgir problemas como o risco de transmissão de doenças [zoonoses], por exemplo. Por isso, atuar nessa iniciativa se faz importante, para cuidar dos animais, que merecem nosso cuidado, e por questões de saúde pública”, explica a gestora.

Sobre o projeto

A construção da Política Estadual do Bem-Estar Animal e da Fauna Doméstica será executada através do apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) por meio de emenda parlamentar de autoria dos deputados estaduais Joana Darc (PL) e Saullo Vianna (PTB), com supervisão técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). O projeto tem como objetivos o levantamento do contexto regional do bem-estar animal e da fauna doméstica no Amazonas, o apoio na elaboração da Política Estadual e a implementação de ações práticas desta política pública no estado.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.