Últimas

Jovens investem em formação técnica para empreender

O mercado de trabalho não está fácil para ninguém. Por isso, é cada vez maior o número de pessoas que buscam o sustento por meio de um negócio próprio.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Em 2020, mesmo com a pandemia, o Brasil bateu seu maior recorde de empreendedores formais. Só entre fevereiro e setembro, foram mais de 1,15 milhão de novos pequenos empreendimentos formalizados no país. Os mais jovens foram maioria nestes números, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A tendência já era apontada desde 2019 em pesquisa da Amway Global Entrepreneurship Report (AGER), conforme a qual 56% dos brasileiros desejam ser donos do seu próprio negócio, sendo 74% destes, jovens entre 18 e 35 anos.

Mas empreender não é apenas uma questão de vontade. Fazer um negócio sair do campo das ideias, se concretizar e dar certo exige além de coragem e determinação, muita informação e conhecimento. Por isso, vem crescendo o número de jovens que apostam numa formação técnica para abrir ou aprimorar seu próprio negócio.

É o caso de Gracielle Menezes, 30, finalista do curso de Estética do Centro de Ensino Técnico (Centec). A empreendedora já tinha alguma experiência na área, mas com o curso viu uma possibilidade real de abrir um negócio mais promissor.

“Eu já trabalhava nesse mercado de estética, mas pouco no segmento de unhas. Quando comecei o curso, abriu um leque na minha mente. Pensei que teria várias oportunidades e poderia ir além do que imaginava. Então, no primeiro semestre do ano passado comecei meu empreendimento, um espaço voltado para unhas e terapias”, conta a estudante.

Segundo ela, o que a motivou a emplacar de vez o projeto foi uma oficina sobre SPA dos pés, realizada no Centec em 2020. “Associei o que aprendi na oficina junto ao meu trabalho, e, por causa disso, passei a atender mais clientes. Por causa da demanda, tive de focar e realmente levar como profissão”, afirma Gracielle.

Qualidade gera resultados

Outra que aproveitou muito bem os conhecimentos adquiridos numa formação específica foi a técnica em Qualidade Glenda Lima, de 26 anos. Ela e o noivo são donos de uma pequena gráfica, iniciada em 2019, após plano frustrado para comprar um carro. “Com o dinheiro em mão, meu noivo e eu pensamos em investir em algo que pudesse dar retorno e envolvesse criatividade. Com isso, surgiu a nossa gráfica”, conta a microempresária.

O curso em que ela se formou, de Qualidade, é voltado justamente para aperfeiçoar a estrutura operacional de empreendimentos comerciais ou industriários. “Utilizei o conhecimento aprendido durante as aulas para obter resultados satisfatórios na gráfica, e, inclusive, já paguei a mensalidade do meu curso com o dinheiro do meu empreendimento”, comenta Glenda.

Ela aproveita para dar um conselho aos jovens que pretendem iniciar seus negócios em meio a uma formação profissional. “Sonhos vem e vão, mas desistir nunca é uma opção”.

Formação para empreender

Além da possibilidade de uma formação profissional alinhada ao mercado de trabalho, os cursos técnicos também podem preparar o estudante para ter seu próprio empreendimento. É o que explica a professora Nathalia Flores, coordenadora de projetos do Centec. “Acreditamos que cursos como Estética, Massoterapia, Gastronomia e Refrigeração, entre outros, oportunizam aos profissionais tanto conseguir um emprego na área, como também abrir e gerir seu próprio negócio”, afirma ela.

Segundo Nathalia, a estrutura dos cursos técnicos costuma abordar uma visão organizacional, o que pode ajudar os jovens empreendedores.

Para quem está em busca de uma oportunidade de crescimento profissional, seja para empreender ou disputar uma vaga no mercado, o Centec informa que, em alusão ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, e ao mês da mulher, está realizando matrículas, em qualquer curso técnico no seu quadro, por apenas R$ 29,90. Os interessados podem inscrever-se pelo do link a seguir: https://conteudo.centec-am.com.br/formulario-inscricaob

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.