Últimas

Prefeitura de Manaus tem incremento de 18,6% em novos processos de licenciamento urbano

No primeiro bimestre de 2021, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), teve um aumento médio de 18,6% em entrada de novos processos no sistema.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

São mais projetos em andamento para construção, licenciamento e aprovação de obras, além da regularização de Habite-se.

Em relação a fevereiro, houve incremento de 21% na entrada de processos referentes ao mesmo mês do ano passado. Em janeiro, o acréscimo foi de 16,2%. No segundo mês deste ano, mesmo diante do agravamento da pandemia da Covid-19, o instituto recebeu 506 processos, contra 418 de 2020.

Fazendo a análise de pedidos de aprovação e licenciamento de obra comercial, o incremento foi de 53,5%, com 43 solicitações este mês e 28 no ano anterior. A maior alta foi registrada em requerimento de aprovação de projeto e licença de obra unifamiliar, com variação de 89,5%: 182 processos este mês, contra 96 de 2020.

"Com a sistematização de novos procedimentos e de gestão, se aumenta a produtividade, associada com a redução de custos e a celeridade das análises, mesmo ainda no regime de teletrabalho para o enfrentamento da pandemia. A melhoria na gestão e na celeridade são pontos bem avaliados pelo prefeito David Almeida", afirmou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Números

2021
Processos/projetos
Janeiro: 544
Fevereiro: 506

2020
Processos/projetos
Janeiro: 468
Fevereiro: 418

Atendimento

Processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão continuam sendo atendidos com formalização por meio eletrônico pelo respostaimplurb@outlook.com.

O atendimento presencial no Impurb, conforme decreto do prefeito de número 4.999, fica suspenso em razão da determinação do regime de teletrabalho para os servidores públicos, portanto, o requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (www.implurb.am.gov.br.), com os documentos necessários em formato PDF e tudo digitalizado.

A Diretoria de Operações (Diop) funciona todos os dias, com escala e on-line, dando suporte aos setores técnicos. Contatos com o setor podem ser feitos pelo (92) 3625-2847 e pelo e-mail diop.implurb@pmm.am.gov.br.

Requerentes podem ainda sanar dúvidas técnicas, verificar status, pareceres e questões referentes à legislação urbana em vigor, como o Plano Diretor de Manaus, pelo número de WhatsApp em conta comercial (92) 98855-1630. Interessados que tiverem processos tramitando junto ao órgão, especificamente na Divisão de Aprovação de Projetos (Diap), podem entrar em contato para ter apoio da equipe técnica do Implurb.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.