Últimas

Prefeitura realiza plantio e distribuição de mudas em alusão ao Dia da Árvore na Amazônia

A Prefeitura de Manaus, em alusão ao Dia da Árvore na Amazônia, celebrado no dia 21/3, realizará a distribuição e o plantio de duas mil mudas arbóreas.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNIOC

A programação ocorrerá neste domingo, 21, às 9h, no Parque Linear II, na Área de Preservação Permanente (APP) do Igarapé do Mindu, localizado no bairro Novo Aleixo, zona Leste da capital.

A ação, comandada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), além de chamar a atenção dos moradores para a importância da arborização, visa oferecer qualidade de vida aos cidadãos através de áreas verdes na cidade, segundo informou o titular do órgão, Antonio Ademir Stroski.

“Além desse plantio, vamos distribuir mudas para os moradores do entorno do parque. Temos uma meta de fazer o plantio de 10 mil mudas em 2021 e dobrar ano que vem, com objetivo de combater o déficit de árvores na cidade”, disse Stroski.

O plantio e distribuição de mudas, em comemoração ao Dia da Árvore na Amazônia, fazem parte do programa ambiental “Manaus Verde” e segue a orientação do prefeito David Almeida. “Outras ações iguais a essa já estão programadas pelo Departamento de Arborização e Sustentabilidade da Semmas”, completou o secretário.

Programa

O programa ambiental “Manaus Verde”, além do plantio de 10 mil mudas de espécies arbóreas na cidade em 2021, tem como meta a produção de 250 mil mudas frutíferas, ornamentais e medicinais e a doação de 100 mil mudas de plantas arbóreas e frutíferas à comunidade e instituições.

“Essas metas de plantio serão crescentes para os próximos anos, até que Manaus tenha um índice expressivo de arborização. Nós estamos num índice aquém de outras capitais brasileiras, e é uma contradição por estarmos no meio da Amazônia. Então nós vamos superar isso através de várias ações que estão previstas no Manaus Verde”, anunciou Stroski.

Outra meta do “Manaus Verde” é a construção do novo Centro de Produção de Mudas do município que, atualmente, opera nas dependências do Instituto Federal de Educação (Ifam), no bairro Zumbi, zona Leste de Manaus. “Já estamos avançando nessa frente de trabalho. Estamos confiantes de que iremos ter um centro de produção de mudas à altura que Manaus merece”, finalizou o secretário da Semmas.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.