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SES-AM trabalha para melhorar sistemas de controle e transparência

Técnicos das secretarias executivas de Controle Interno (Seci) e de Tecnologia da Informação (Seati), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), estão trabalhando em melhorias no Portal da Transparência da SES-AM e em sistemas de controle de acesso, a unidades da rede e de informações aos usuários dos serviços.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Nesta quinta-feira (15/04) as equipes se reuniram para avaliar o plano de ação e definir cronograma de implantação das mudanças, trabalho que é conduzido pela Secretaria Executiva de Controle Interno.

O secretário da Seci, Sílvio Romano, destaca que mais que se adequar a normas legais, a secretaria enxerga o trabalho como oportunidade de dar mais eficiência aos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vimos tudo isso como oportunidade da secretaria de, além de ser mais transparente, ser também muito mais eficiente, eficaz no que está fazendo, prestando um serviço de melhor qualidade, ou seja, uma assistência de excelência”, pontuou.

A Seci identificou pontos para desenvolver ações de melhorias como controle de frequência, de fiscalização de contratos, entre outros, a partir de uma busca nas recomendações feitas à pasta pelos órgãos de controle externo e interno, como a Controladoria Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM).

“Com base em todos esses achados, nós estamos criando um plano de ação para que a gente possa, nesse exercício de 2021, tentar cumprir ou regularizar a maioria delas. Fazendo com que a secretaria possa chegar a um nível de excelência”, explicou o secretário executivo.

Sílvio Romano destacou, na reunião, a importância de melhorar os sistemas de controle de entrada e saída das unidades não somente para a gestão, para a segurança dos trabalhadores. “Nossa principal preocupação nessa ação é garantir a integridade de pessoas e bens nas nossas unidades”, afirmou.

Também integra o plano de ação da secretaria de Controle Interno implantar em todas as unidades, em local visível e de fácil acesso, painéis com informações aos usuários que indiquem, por exemplo, serviços ofertados, horários de atendimento, telefones de contato, entre outros.

“E essa reunião tinha como objetivo fazer exatamente o alinhamento com a secretaria de Tecnologia da Informação, porque muitas das situações que nós precisamos colocar no nosso plano de ação estão relacionadas com essa secretaria, como a questão da transparência, ou seja, de colocarmos de forma acessível as informações para os nossos usuários, e também o desenvolvimento de sistemas que possam nos dar condições de termos um melhor controle de tudo que acontece nas nossas unidades de saúde”, informou Sílvio Romano.

Experiência em transparência – O zelo pela transparência das informações no setor de saúde já garantiu ao Amazonas ocupar as primeiras colocações na avaliação do Índice de Transparência da Covid-19, divulgado pela organização não governamental (ONG) Open Knowledge Brasil (OKBR).

Em uma escala de zero a 100, o Amazonas somou 92 pontos, saltando 5 posições, e terminou 2020 entre os estados com classificação “Alta” em nível de transparência. No segundo semestre do ano passado, o Estado chegou a liderar o ranking, com pontuação máxima.

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