Últimas

Governo do Amazonas inicia inscrições de pescadores e piscicultores para fornecimento de gelo, nesta quarta (28/04)

Visando o fortalecimento do setor pesqueiro e aquícola no estado, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) abre, nesta quarta-feira (28/04), a inscrição para pescadores, piscicultores e demais interessados em se credenciar no serviço de beneficiamento de pescado e fornecimento de gelo em Manacapuru. As inscrições serão realizadas a partir das 8h, no Frigorífico Amazon Peixe, localizado na Estrada da Correnteza, bairro Correnteza, no município, distante 68 quilômetros de Manaus.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

De acordo com a presidente da ADS, Michelle Bessa, o novo serviço pretende equilibrar a oferta e demanda de pescado, tornando mais economicamente rentável a pescaria regional; reduzir os desperdícios da produção; oferecer melhorias nas condições sanitárias do pescado e proporcionar ao Governo do Estado oportunidades para formação de estoques reguladores.

“Com esse novo serviço, a ADS oferece mais um apoio na cadeia produtiva do pescado e estamos trabalhando para contribuir ainda mais com as famílias que vivem do setor primário no estado. Com essa ação, vamos beneficiar inicialmente cerca de 2 mil famílias de pescadores e aproximadamente 300 famílias de piscicultores”, destacou.

O frigorífico será o espaço da realização das inscrições e o ponto focal das atividades, com uma área de armazenamento para até 200 toneladas de peixes; e outra para a fabricação de 12 mil toneladas de gelo para os pescadores e piscicultores que estiverem registrados junto à ADS.

Os interessados que moram em Manacapuru poderão ir ao local de credenciamento entre a quarta (28/04) e a sexta-feira (30/04), das 8h ao meio-dia e das 14h às 17h. Após esse período, os cadastros passaram a ser realizados também, no escritório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado (Idam) da região, no horário de expediente.

“Vamos conseguir diminuir o custo que o pescador tem com gelo, pois muitas vezes a quantidade que ele compra não é suficiente para manter a qualidade do pescado. Se o pescador tem uma oferta maior de gelo, ele consegue melhorar a qualidade do produto e diminuir a perda do pescado, evitando interferência na lucratividade e produtividade da pesca. Para a piscicultura, no momento de fazer a despesa e a comercialização já vai ser um custo a menos para o piscicultor também”, explicou o diretor técnico da ADS, Marinildo Colares.

Documentação – Para que o cadastro seja realizado, é necessário que os pescadores e piscicultores interessados em receber o gelo se dirijam até o local de inscrição levando originais e cópias dos seguintes documentos: RG e CPF; declaração do Idam comprovando atividade da entidade, seja ela Carteira de Produtor Rural, Carteira de Pescador ou Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP); e comprovante de residência, conforme os Anexos do edital.

“Para que não ocorra nenhum imprevisto, é necessário que, no ato da inscrição, as pessoas que forem se cadastrar levem a documentação original e uma cópia”, informou o chefe de Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiro da ADS, Edson Luniere.

Mais informações – O serviço será fornecido durante um ano por meio da empresa Amazon Peixe Aquicultura Ltda, vencedora do Pregão Presencial nº 008/2020, realizado pela Comissão de Licitação da ADS. Além do fornecimento de gelo, a empresa vai prestar serviço de recepção, lavagem, embalagem, congelamento, estocagem e expedição de pescado.

As informações sobre o edital e o processo licitatório podem ser encontradas no site da ADS (http://www.ads.am.gov.br/acesso-a-informacao/).

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.