Últimas

Governo do Amazonas realiza encontro técnico para fortalecer as ações no meio rural

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado (Idam) realiza um encontro técnico regional com gestores das unidades locais do Idam de Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri e Nova Olinda do Norte. O objetivo é estabelecer um planejamento operacional para execução dos trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para os próximos meses. O evento, que acontece em Autazes, encerra-se nesta sexta-feira (30/04).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A meta é trabalhar ações pautadas no desenvolvimento rural sustentável, por meio do ordenamento ambiental no interior do Amazonas, inclusão socioeconômica e produtiva das famílias rurais, e inserção de novas tecnologias no campo, e intensificar as boas práticas de manejo das cadeias produtivas inseridas no Projeto Prioritário do Idam.

“Estamos discutindo um planejamento com foco especializado na cadeia produtiva da pecuária, que é o forte em Autazes, assim como a fruticultura em Manaquiri e a piscicultura em Careiro Castanho. O Idam vai intensificar o atendimento ao produtor em todas as regiões do Amazonas, como já vem fazendo nos municípios de Parintins e Itacoatiara”, pontuou o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso.

Segundo Valdenor, a ideia é trabalhar conforme a dificuldade do micro e pequeno produtor. “Vamos investir na quantidade de insumos necessários para atender o produtor, estruturar nossa logística (veículos fluviais e terrestres) para chegarmos efetivamente às famílias das comunidades mais distantes e de difícil acesso. É determinação do governador Wilson Lima aproximar o produtor das políticas de incentivo ao desenvolvimento rural”, destacou.

Programação – Durante o evento, os gestores locais apresentam os trabalhos já desenvolvidos nos municípios, em especial para as cadeias produtivas de potencial em cada região e que fazem parte do Projeto Prioritário do Idam em execução desde 2019.

Palestras sobre manejo de pastagem em sistema intensivo, orientações para legalização de empreendimentos de processamento de leite, informações gerais sobre crédito para pesca artesanal e apresentação de ações técnicas sobre associativismo e cooperativismo fazem parte da programação.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.