Últimas

INSTRUMENTOS AMAZÔNICOS INSPIRAM CRIAÇÃO DE GAME MUSICAL E EDUCATIVO QUE SERÁ LANÇADO EM ABRIL

Manaus- O The Roots VR é uma biblioteca de instrumentos Amazônicos oriundos das festas e tradições típicas da Região Norte do País, idealizado pelo músico, produtor e arranjador, César Lima, que garante que o acesso será gratuito e disponibilizado através do site: www.therootsvr.com.br e também em lojas oficiais de APPS (ANDROID) a partir do dia 23 de Abril, às 20h00.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

INSPIRAÇÃO

“O primeiro insight do The Roots veio em 2018 através de um convite para produzir uma pesquisa,num período intenso de seis meses, sobre instrumentos musicais Amazônicos. Após a pesquisa entendi a necessidade de trazer para mais próximo do público essas informações sobre nossos instrumentos, pois eu mesmo graduado em Música nunca tinha visto uma variedade de instrumentos tão importantes, ricos e relevantes em seus significados culturais ” Declara, César Liima, músico, pesquisador e idealizador do projeto The Roots Vr.
O objetivo do The Roots VR é compartilhar com cada usuário conhecimentos sobre a origem e a confecção de instrumentos, além de proporcionar uma experiência única de exploração de cenários e sonoridades Amazônicas.

SAIBA +

Confira abaixo, a lista de instrumentos que compõem o The Roots:

1- GAMBÁ DE MAUÉS

Instrumento de percussão feito do tronco da árvore da Cupiúba e pele de caça que é tradicionalmente usado pelos ribeirinhos e em festas dos santos em Maués.

2- TAMBOR DE CUIA

Instrumento de percussão feito de cuia e tampo de Marupá. Esse instrumento faz parte dos Bios-instrumentos criados pelo poeta e artesão Celdo Braga.

3- MAWAKO FËMEA

Instrumento melódico da etnia Desana/Tukano. Usado em festas e rituais ligados a produtividade e farturas na comunidade.

4- CARRIÇO

Instrumento melódico da etnia Desana /Tukano. Usado em festas e rituais ligados a boas novas e festas da alegria.

5- NHAMBE - INAJÁ

Instrumento percussivo usado como elemento complementar de textura e rítmica por músicos-percussionistas ou como tornozeleira em rituais indígenas.

6- CHUÁ – CHUÁ

Instrumento de percussão feito com material reciclado e sementes nativas. Esse instrumento reproduz os sons do oceano e faz parte dos Bios-instrumentos criados pelo percussionista e artesão João Paulo.

7- CUATRO VENEZUELANO

Instrumento harmônico feito com tampo de marupá, fundo de cuia e cordas de nylon. Instrumento andino com novas adaptações feitas pelo poeta e artesão Celdo Braga.

8- CHARANGO

Instrumento harmônico tradicionalmente feito com pinho, cedro, naranjillo e cordas duplas de aço. Encontrado com frequência na América central e tradicionalmente inserido no Boi bumbá de Parintins.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.