Últimas

Petkovic conta o que mudou na rotina de atividades e na dieta

Nos gramados, ele foi um dos grandes nomes do futebol sérvio e do brasileiro. Mesmo enfrentando realidades tão distintas entre sua terra natal e o país que o acolheu em sua carreira, o atualmente comentarista esportivo Dejan Petkovic pode se orgulhar de uma carreira vitoriosa.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Além disso, o ex-jogador sempre teve uma carreira marcada pela disciplina nos treinamentos e no condicionamento físico. Para se ter ideia, em um campeonato nacional na antiga Iugoslávia na temporada 94/95, disputado somente por clubes de Sérvia e Montenegro, seu time, o Estrela Vermelha, ficou com o título. E o jogador foi o único daquele grupo que disputou todas as 36 partidas do torneio.

Hoje, aos 48 anos de idade e comentarista do SporTV, Pet conta detalhes de como a alimentação foi essencial para sua carreira e destaca as mudanças que seu corpo passou após pendurar as chuteiras.

Papo com Petkovic

O que mudou em sua rotina após 23 anos jogando futebol?

Petkovic: Já são 10 anos que encerrei a carreira, então de certa forma posso dizer que a minha rotina mudou sim. No primeiro momento em que você para, ainda continua por um tempo mantendo aquele foco mais ou menos controlado como era anteriormente. Porém, você começa a fazer outros tipos de trabalhos, muda as suas atividades diárias e passa a adquirir outros hábitos. Além disso, você passa também a mudar a forma de se cuidar e a lidar com questões que não tinha que se preocupar quando era atleta.

Em dez anos isso mudou em mim. Eu faço agora exercícios normalmente três vezes por semana. Às vezes pode ser um pouco mais ou menos, pois depende se estou de férias, viajando, dentre outras vertentes.

Agora, o tipo de comida e bebida passam a fazer a diferença dessa nova forma de viver. Afinal, você começa a ingerir muito mais calorias e a gastar menos, consequentemente teu corpo começa a reagir de uma forma que você começa a engordar.

Quais são os exercícios que você tem praticado nesta fase de sua vida?

Petkovic: Jogo tênis três vezes por semana. Às vezes posso fazer outra coisa, mas o foco agora é no tênis. Desde junho do ano passado essa tem sido minha atividade esportiva favorita.

E futebol? Não joga mais? Nem por diversão?

Petkovic: Não, não jogo mais futebol.

E a dieta semanal? Come e bebe de tudo?

Petkovic: Não tenho mais dieta como nos tempos de atleta, obviamente. Mas é claro que é importante sempre ter uma verdura e um legume na comida. Aliás, como tenho uma nutricionista dentro de casa, tenho à disposição uma alimentação de acordo com a melhor forma de se alimentar. No meu cardápio atual, tomo sopa, como sempre frutas, sempre também gosto de ter uma omelete na parte da manhã. Além disso, gosto muito de ovos com bacon e tapioca. Então meu café da manhã costuma ser bem reforçado. Mas só gosto de alimentar depois de fazer os exercícios físicos.

Geralmente, às segundas, quartas e sextas depois de praticar tênis eu como bem. Antes disso não consigo comer muito, apenas uma fruta.

E o que não pode faltar na sua casa?

Petkovic: Ah, aqui quase todo dia temos um bolo diferente. Mas todos são diet e feitos com farinha de aveia ou de arroz, normalmente são aquelas mais leves que a de trigo.

Quando você não joga tênis, a que horas é sua primeira alimentação?

Petkovic: Depende da hora que eu acordo. Às vezes, acabo acordado no mesmo horário todos os dias, mas, isso também depende muito da noitada anterior (risos).

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.