Últimas

Prefeitura de Manaus lança o terceiro guia de creche para auxiliar familiares em quarentena

A Prefeitura de Manaus lançou nesta terça-feira, 20/4, o guia “Arte: as infâncias e as diferentes linguagens em contexto doméstico”, com orientações para as famílias das crianças matriculadas nas creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed), como forma de apoio durante o período de isolamento social, devido à pandemia da Covid-19.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O evento foi realizado de forma on-line pelo YouTube, no canal da "Semed Educação Manaus".

Esta é a terceira edição do guia, que foi desenvolvido pela Gerência de Creche (GEC) da Semed. O primeiro guia foi “Vivências de crianças saberes e familiares”; o segundo, “Vivências domésticas no arranjo curricular de creche”.

O lançamento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre professores, pedagogos, gestores e assessores pedagógicos, além do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, que disse que o guia irá ajudar professores, alunos e familiares.

“Esse é um momento em que todos os especialistas da educação infantil da Semed apresentam para todos nós uma ferramenta que vai ajudar os professores e os familiares das crianças das nossas creches. Tenho certeza de que isso irá contribuir bastante para a evolução dessas crianças, melhorando ainda mais a qualidade do ensino na gestão do prefeito David Almeida. Eu, como pai, fui muito presente na vida dos meus filhos quando eram crianças e pude constatar que elas evoluem por meio da linguagem artística”, comentou o secretário de Educação.

De acordo com a gerente de Creches, Wissilene Brandão, o guia irá auxiliar professores e familiares na condução de brincadeiras e interações de bebês e crianças de até três anos.

“A ideia do guia surgiu em 2020, no início da pandemia, como uma forma de auxiliar e orientar os pais das crianças em casa. Cada creche tem autonomia para utilizar o guia da melhor maneira possível”, informou Wissilene.

Para a chefe da Divisão da Educação Infantil (DEI) da Semed, Ângela Almeida, o documento foi elaborado com toda dedicação.

“O que nós queremos é cada vez mais facilitar a interação entre as crianças, escola e família. A elaboração desse guia foi feita com muito carinho para que todos possam realmente utilizar nesse período de quarentena”, disse Ângela.

Orientações

O guia “Arte: as infâncias e as diferentes linguagens em contexto doméstico” é composto por diferentes tipos de linguagens artísticas como fotográfica, literária, teatral e poética, (uma arte de criar e imitar). Além de pinturas e esculturas, músicas e dança, para trabalhar a arte de identificar sons, movimentos e ritmos. Ainda faz parte da estrutura do Guia, a “Carta aos Papais e Mamães” de conversa sobre as sugestões de brincadeiras a serem realizadas e exploradas pelas crianças, de forma criativa e lúdica.

O guia também apresenta outras possibilidades de interações e brincadeiras entre a criança e a família e orienta que seja feito um registro dessas interações, interesses, reações e aprendizagens da criança, em espaços criados para a comunicação entre casa e unidade escolar.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.