Últimas

Prefeitura de Manaus realiza programação especial pelo Dia Mundial do Planeta Terra, celebrado em 22/4

A Prefeitura de Manaus realiza ação ambiental em alusão ao Dia Mundial do Planeta Terra, celebrado nesta quinta-feira, 22/4, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e contará com doação de mudas arbóreas, frutíferas e ornamentais, além da realização da primeira oficina virtual do ano.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A programação começa pela manhã, com a segunda ação de distribuição itinerante de mudas do programa ambiental “Manaus Verde”, idealizado pelo prefeito David Almeida, segundo informou o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski.

“Vamos iniciar a programação pelo Dia Mundial do Planeta Terra nas proximidades da feira do Mutirão. No local, iremos distribuir centenas de mudas de plantas frutíferas, arbóreas, ornamentais e medicinais”, disse o secretário.

A doação de mudas vai iniciar a partir das 9h e a estrutura para a ação ficará montada na rua Itaetê com a alameda Alphaville, zona Norte de Manaus.

Prosseguindo a programação especial, a Semmas inicia a série de oficinas virtuais intituladas “Semmas Mais”. A primeira atividade terá como tema “O caramujo africano e a coleta segura”, que ocorrerá a partir das 14h, por meio da plataforma Google Meet, e formará a primeira brigada de controle do molusco de forma virtual.

Oficina

As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas por meio do formulário http://bit.ly/oficinabrigada. A Semmas disponibiliza apenas 50 vagas para essa oficina.

“Ao término, os participantes irão receber um certificado de participação da secretaria”, informou o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, que será o instrutor da oficina a ser realizada ao vivo.

O conteúdo ficará disponível nas plataformas digitais da secretaria e nas redes sociais da Prefeitura de Manaus. O Instagram da Semmas é o @semmasmanaus, e tanto Facebook como YouTube, o perfil é Semmas Manaus.

“A pandemia nos apresenta um cenário novo a cada dia, por isso se faz necessário criar alternativas para que a população possa ser atendida em suas demandas. E essa oficina é muito importante, pois estamos no período chuvoso, propício à proliferação do caramujo em Manaus”, afirmou o titular da Semmas.

Brigadas

A formação de brigadas de controle ao caramujo africano (Achatina fulica) atende à Instrução Normativa nº 73, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), segundo a qual, os órgãos federais, estaduais e municipais ficam autorizados a desenvolverem medidas de controle, prevenção e extermínio ao molusco.

De acordo com Raimundo Araújo, desde 2017, a Semmas desenvolve as atividades de formação de brigadas nas comunidades. Aproximadamente 550 brigadistas foram formados em todas as zonas da cidade de Manaus, incluindo a zona rural.

“O trabalho é feito a partir da demanda das próprias comunidades, em várias zonas. Juntos, moradores e lideranças comunitárias se comprometem a atuar de forma regular no controle dos focos em todas as ruas dos bairros. Com a pandemia, mudamos a forma de realizar as formações”, diz Araújo.

Assim que for seguro, devido a situação atual da pandemia, e autorizado pelos órgãos competentes de Saúde, a Semmas irá retomar as atividades presenciais, junto às comunidades.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.