Últimas

Seap e Sead firmam parceria para oferta de cursos de capacitação para privados de liberdade

Nesta terça-feira (20/04), o Governo do Amazonas deu início às tratativas do termo de cooperação técnica entre as secretarias de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e de Administração e Gestão (Sead), que prevê a oferta de cursos de capacitação profissional às Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Uma reunião com os representantes das pastas aconteceu na sede da Seap, localizada na Avenida Torquato Tapajós, Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Na ocasião, estiveram presentes o titular da Seap, Vinícius Almeida; o secretário-executivo adjunto, coronel André Luiz Barros Gioia, o secretário-executivo, tenente-coronel Paulo César Gomes, a diretora da Escola de Administração Penitenciária (Esap), Sônia Cabral, e a secretária da Sead, Inês Carolina Simonetti.

A Sead já disponibiliza cursos de formação e capacitação para o servidor público estadual, da capital e do interior, por meio da Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público (Esasp), com o intuito de aperfeiçoar os serviços prestados à população. Agora, com o termo de cooperação com a Seap, a meta é expandir o ensino para o público carcerário e egresso, conforme as necessidades do sistema prisional.

As secretarias ainda estão estudando como as capacitações serão ministradas e qual a melhor data para o início das aulas. Os cursos extensivos serão diversos: profissionalizações, formação, conhecimentos da área do Direito, informática, relações interpessoais, entre outros.

"Com essa cooperação podemos disponibilizar nossa estrutura e, consequentemente, oferecer um ensino de qualidade para o interno e uma economia para os cofres públicos", revelou Simonetti.

O secretário da Seap frisou a importância social da união. "A parceria com a Sead irá gerar uma amplitude na educação prisional, visto que o número de reeducandos capacitados vai dobrar significativamente. Isso tende a ser benéfico no processo de ressocialização dos mesmos”, disse ele.

Após a reunião, a secretária Inês Carolina Simonetti pôde conhecer as dependências de duas unidades prisionais, Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM 1) e Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.