Últimas

SES-AM inicia integração com as equipes do Caic Ana Braga

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) iniciou, nesta sexta-feira (16/04), a integração entre as equipes do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Ana Maria dos Santos Pereira Braga para nova configuração da unidade, que, a partir da reinauguração, oferecerá atendimento especializado em média complexidade.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O Caic Ana Braga, localizado na avenida Cosme Ferreira, no bairro São José, zona leste de Manaus, será a primeira unidade do projeto “Criança Amazonas” que está inserido dentro das ações do Programa Saúde Amazonas, no eixo de reorganização da rede assistencial do Estado.

“A ação é o marco inicial de uma série de atividades que irão ocorrer frente ao processo de reorganização dos serviços para a reinauguração do Caic Ana Braga. Os profissionais, que, no período da reforma, estavam à disposição de outras unidades, retomam suas atividades a partir da integração, objetivando a participação efetiva de todos os envolvidos nas fases de implementação do projeto Caic+ Especialidades. Essas etapas incluem capacitações, treinamento e desenvolvimento dos profissionais para atuar na unidade”, explicou a secretária executiva adjunta de Assistência Especializada da Capital, Márcia Murad.

As atividades do Caic estão paralisadas desde março de 2020, em virtude da pandemia da Covid-19, e os profissionais foram redirecionados a outras unidades para reforçar o atendimento na rede estadual de saúde. A unidade está recebendo obras de revitalização e reestruturação física em razão da ampliação dos serviços que incluirão atendimento especializado.

A integração entre os profissionais do Caic Ana Braga ocorreu no auditório da SES-AM. “A unidade está passando por revitalização da estrutura física e será reinaugurada com uma nova roupagem e novos serviços. Vamos qualificar a equipe, elaborar novos fluxos da assistência especializada e implantar os Procedimentos Operacionais Padrão de todos os serviços do Caic+ Especialidades”, disse a gerente especializada de Atenção à Criança e ao Adolescente, Ana Liz Barroso.

Serviços – Com a reestruturação, o Caic Ana Braga irá oferecer atenção ambulatorial pediátrica especializada em neurologia, nutrologia, ortopedia, pneumologia e psiquiatria. Terá ainda serviços de apoio diagnóstico em pneumologia, triagem neonatal, serviço de apoio terapêutico multidisciplinar em nutrição, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional com ênfase na estimulação precoce e reabilitação neuromotora para crianças e adolescentes com sequelas neurológicas, além dos exames de eletroencefalograma e eletrocardiograma.

Antes da revitalização, a unidade ofertava as especialidades de clínica pediátrica, enfermagem, fisioterapia, psicologia, odontologia, terapia ocupacional e serviço social. O Caic Ana Maria dos Santos Pereira Braga ampliará a assistência para adolescentes, além de crianças, atendendo a faixa etária de 0 a 17 anos, 11 meses e 29 dias de idade, mantendo o serviço de pediatria geral, como suporte terapêutico na linha de cuidado.

Iniciativa – O projeto “Criança Amazonas” contempla a revitalização e reorganização da assistência dos Caics Alberto Carreira, Dra. Maria Helena de Freitas Góes, Dr. Afrânio Soares e Dra. Josephina de Mello, localizados em regiões estratégicas da capital.

Com a implantação da atenção ambulatorial especializada nas cinco unidades, serão ofertados na rede aproximadamente 21.472 consultas especializadas, por mês, favorecendo a redução gradativa e finalização das filas de espera para atendimento em subespecialidades pediátricas, além de apoio diagnóstico e terapêutico com ênfase em reabilitação neuromotora no Caic Ana Braga.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.