Últimas

Maio amarelo: especialistas alertam para riscos da violência no trânsito

A cada 12 minutos, uma pessoa morre vítima de violência no trânsito no Brasil, de acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O número quase se iguala ao das mortes causadas pela violência pública, onde uma pessoa morre a cada 10 minutos. Para conscientizar a população sobre essa realidade, a UNINORTE - Centro Universitário do Norte participa da campanha Maio Amarelo sobre segurança no trânsito.

Em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), o Centro Universitário realizará palestras on-line sobre temas relacionados à campanha, além de compartilhar vídeos e posts educativos em suas redes sociais. Para participar das lives, basta se inscrever no link http://sereduc.com/RQNOtH.

Segundo o coordenador do curso de Psicologia da UNINORTE e mediador das palestras, Wenderson Nazaré, o comportamento violento no trânsito pode ser influenciado por fatores como histórico pessoal e familiar, uso de álcool ou drogas e até mesmo os horários que cada um passa atrás do volante.

“A violência no trânsito é um fenômeno peculiar e o impacto na saúde mental depende da rotina e da subjetividade de cada um. O trânsito acaba por ser uma válvula de escape para as pessoas, e é aí que entra a importância da educação para a segurança e desenvolvimento de princípios éticos e morais no trânsito, especialmente entre os jovens”, diz o docente.

Confira a programação da campanha:

10 de maio - Pratique o respeito e responsabilidade no trânsito - 17h
Convidada: Michella Aguiar, psicóloga

12 de maio - No trânsito, sua responsabilidade salva vidas - 17h
Convidadas: mestre em Educação e técnica do Detran-AM, Delnandina Monteiro; especialista em trânsito e instrutora do Detran-AM, Maria Leonice Reis Batista

14 de maio - Sensibilização no trânsito - 9h
Local: Avenida Mário Ypiranga com a rua Salvador

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.