Últimas

Flávio Bolsonaro anuncia desfiliação do partido Republicanos

O senador Flávio Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (26.mai.2021) que se desfiliou do partido Republicanos.


Em publicação em seu perfil no Twitter, Flávio Bolsonaro agradeceu os integrantes do partido pelo “tratamento excepcional, transparente e respeitoso de todos os dias”. No tweet, o senador aparece em uma foto ao lado do presidente da sigla, o deputado Marcos Pereira, a quem chamou de “amigo”.




De acordo com nota divulgada pelo gabinete do senador, ele aguarda uma definição do seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, sobre qual será a nova sigla a qual eles devem se filiar.

Jair Bolsonaro deixou o PSL em novembro de 2019, com a intenção de criar uma nova legenda chamada Aliança pelo Brasil.

A assessoria de imprensa da presidência do Republicanos disse ao Poder360 que, por enquanto, não tem uma posição sobre a desfiliação do senador.

SEM PERDA DE MANDATO

No Senado, a mudança de legenda não gera a perda de mandato por causa da fidelidade partidária. O STF (Supremo Tribunal Federal), ao analisar a questão, definiu que a troca de partidos sem justa causa só abre precedentes para cargos de eleições proporcionais, como deputados federais, deputados estaduais e vereadores.

No caso do Senado e dos cargos no Executivo, os mandatos são considerados majoritários. Nessa situação, tanto os congressistas quanto o presidente, governadores e prefeitos podem fazer a troca a qualquer tempo. O atual presidente, por exemplo, está sem partido desde que deixou o PSL.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo senador:

“O senador Flávio Bolsonaro informa que se desfiliou do Republicanos. O parlamentar, no entanto, ainda não tem um novo partido. Ele aguarda uma definição do presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre qual será a nova sigla a qual eles devem se filiar.”


Com informações via Poder360

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.