Últimas

Prefeitura de Manaus apresenta painel de alfabetização do 1° bimestre da rede municipal

A Prefeitura de Manaus apresentou, nesta quinta-feira, 27/5, o painel de alfabetização com resultados quantitativos e qualitativos do acompanhamento bimestral dos estudantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que estão aprendendo a ler e a escrever.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O encontro tem ainda como objetivo, socializar as práticas exitosas realizadas entre as unidades de ensino da rede municipal e contou com a participação do titular do órgão, Pauderney Avelino, da equipe de gestão educacional, de gerentes pedagógicos e coordenadores dos anos iniciais das Divisões Distritais Zonais (DDZs).

O secretário Pauderney Avelino, considerou os dados apresentados muito bons e essenciais. "É fundamental que a Semed siga estritamente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as regras do Ministério da Educação, para que as nossas crianças aprendam a ler e a escrever, ainda no 1° ano do ensino fundamental. Esses números do painel são fundamentais, para tomadas de decisão em nossa secretaria, em termos de ensino e aprendizagem, pois segundo as determinações do prefeito David Almeida, a educação precisa ser tratada com seriedade e é o que estamos fazendo”, destacou.

Estão envolvidos nessa ação todas as sete DDZs, totalizando 318 unidades de ensino da rede municipal. Entre os dados apresentados destacam-se que 60% dos alunos estão em um nível satisfatório, sendo 44.573; 25% parcialmente satisfatório, totalizando 18.906; por fim, 15% dos alunos em um grau não satisfatório, somando 11.217.

O assessor pedagógico de alfabetização da Divisão de Ensino Fundamental da Semed, Francinaldo Nogueira, falou sobre a importância da elaboração do painel.

“É um momento organizado, para que cada DDZ possa refletir sobre o seu resultado e planejar as intervenções pedagógicas, bem como socializar as práticas exitosas das unidades de ensino, que tiveram os melhores resultados em alfabetização nas turmas de 1º ao 3º ano”, comentou.

Etapas

A ação de elaboração desse instrumento ocorre nas seguintes etapas: preenchimento do relatório bimestral de alfabetização pelo professor da turma, com informações sobre estudantes alfabetizados, não alfabetizados, e interação nas aulas do ensino remoto.

Após essa etapa, o pedagogo ou diretor das unidades de ensino preenchem o link de acompanhamento disponibilizado pela Semed, informam as ações realizadas em prol da alfabetização no bimestre finalizado e quais serão os próximos atos para o bimestre posterior, nas turmas de 1º, 2º e 3º ano. Por fim, as sete DDZs, em conjunto com a Semed, consolidam todos os dados e informações das escolas de sua competência e formatam o painel de alfabetização da Semed.

Ações de intervenção

Entre as ações tomadas pela Semed, a fim de melhorar o processo de alfabetização dos alunos, destacam-se: realização de encontro pedagógico com os professores para socialização das práticas exitosas em alfabetização; realização de encontro quinzenal com as DDZs para fortalecimento do assessoramento às unidades de ensino; elaboração de um plano de intervenção junto às DDZs; orientar a tutoria entre professores alfabetizados e; retomar os estudos sobre a Política Municipal de Alfabetização (PMA).

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.