Últimas

Prefeitura realiza encontro sobre educação financeira com famílias de alunos da Semed

A Prefeitura de Manaus realizou o encontro remoto de capacitação para as famílias de alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) envolvidas no projeto “Sonhar, Planejar, Alcançar: fortalecimento financeiro para as famílias” (Vila Sésamo).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A conversa foi realizada por meio das plataformas Google Meet e YouTube.

O público do encontro foi formado por familiares e responsáveis das crianças matriculadas nas fases da creche e pré-escola da educação infantil, totalizando 269 unidades educacionais participantes.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, destacou a importância de tratar a educação financeira desde a educação infantil.

“Me sinto gratificado de estar participando desse projeto com minha equipe, por estar levando essa proposta para milhares de pessoas. Esse projeto de educação financeira é muito importante para que haja sustentabilidade financeira nas famílias”, afirmou o secretário.

A assessora pedagógica na Divisão de Educação Infantil (DEI) e coordenadora do projeto na Semed, Rosana Dutra, destacou a importância do projeto. “O nosso foco principal é mostrar a educação financeira para as famílias, sendo essa temática, hoje, inserida nos documentos norteadores da Educação, tais como, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículo da Educação Infantil, Proposta Pedagógica Curricular (PPC)”, pontuou.

Sobre o projeto

O projeto “Sonhar, Alcançar, Planejar” (SPA) é uma parceria da Semed com a Sésamo Workshop, organização educacional sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos e presente em mais de 150 países, que consiste em promover, desde a infância, a sensibilidade e conhecimentos sobre o fortalecimento financeiro por intermédio de atividades criativas e lúdicas. Também há dicas sobre o que fazer com o dinheiro, por exemplo: como poupar e consumir com cuidados, além de ensinar às crianças a importância de compartilhar e doar. O projeto possui como público-alvo crianças de 1 a 6 anos e seus familiares.

Histórico

O projeto beneficia aproximadamente 22 mil crianças e seus familiares, além da equipe pedagógica das escolas. Em 2021, ocorre no formato de auto-adoção, que ampliou o quantitativo de unidades educacionais participantes, passando de 21 para 269, podendo alcançar aproximadamente 100 mil pessoas, entre crianças e familiares. A longo prazo, o objetivo é que o projeto chegue até o 9° ano do ensino fundamental.

Etapas

O projeto encontra-se na 4° etapa, sendo as etapas já realizadas: parceria no formato auto-adoção; apresentação do projeto para gestores e Divisões Distritais Zonais (DDZs); cinco encontros de capacitação de educadores; por fim, a última etapa, que ainda ocorrerá, a execução do projeto nas escolas. Todo o material produzido, entre cadernos para educadores, podcasts, histórias em quadrinhos, animações, clipes musicais, cards e jogos é disponibilizado no site: https://sesamo.com/pt-br/fortalecimento-financeiro.html

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.