Últimas

Projeto do Governo do Estado no Ramal do Porto do Açaí, em Guajará, entra em processo de licitação

Está em processo de licitação no Centro de Serviços Compartilhados (CSC), do Governo do Amazonas, o projeto que contempla a recuperação do Ramal do Porto do Açaí, situado na zona rural do município de Guajará, distante 1.476 quilômetros de Manaus.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Após a publicação do resultado do julgamento dos recursos interpostos por duas empresas concorrentes ao certame, que não foram aceitos, a abertura das propostas de preço está prevista para acontecer nesta segunda-feira (31/05), segundo resenha publicada no site do CSC.

De iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), o projeto prevê a recuperação dos 3,94 quilômetros de extensão do Ramal do Porto do Açaí, ligando as diversas comunidades existentes em seu entorno à sede do município, facilitando o deslocamento entre as comunidades, o escoamento da produção e a comercialização de hortifrutigranjeiros.

Com investimento global previsto de R$ 3.991.545,94, serão realizados serviços de terraplenagem, pavimentação em concreto asfáltico, drenagem e ainda sinalização vertical e horizontal. Esse valor deve ser alterado para menor no decorrer do processo licitatório.

A obra de recuperação do Ramal do Porto do Açaí está inserida em um pacote de obras do Governo do Amazonas, lançado logo no início da gestão do governador Wilson Lima e voltado para a recuperação e construção de ramais no interior. Esse pacote já beneficiou municípios como Autazes, Careiro Castanho, Coari, Iranduba, Itapiranga, Silves, Manaquiri, Tabatinga, Tefé, Borba, Fonte Boa e Manicoré, dentre outros.

O secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, destacou a importância da construção de ramais no interior do Amazonas. “Muitos ramais possuem apenas o revestimento primário, e nós estamos trabalhando para levar a pavimentação para todos os municípios. Essa é uma preocupação do governador Wilson Lima em promover o desenvolvimento da população interiorana. A pavimentação desses ramais melhora a condição de vida da população e proporciona mais oportunidades”, explicou.

Obras de infraestrutura – Também em Guajará, o Governo do Amazonas, por meio da Seinfra, concluiu recentemente a obra de revitalização do sistema viário da sede do município e a construção do Ramal do Gama (19,22 km).

O município de Guajará está situado na calha do Juruá, na região sudoeste do Amazonas, na fronteira com o estado do Acre. Sua população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2020, é de 16.937 habitantes.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.