Últimas

Unidades da SES-AM realizam ações em alusão ao Dia da Enfermagem

As unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizam, nesta semana, programações especiais em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, com ações para discutir o papel do profissional da saúde e sua importância durante a pandemia, além de ofertar atividades que fortaleçam aspectos emocionais e sociais.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

No Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Zona Sul, de quarta-feira (12/05) a sexta-feira (14/05), a ‘Semana da Enfermagem’ contará com programações voltadas para a nutrição, fisioterapia, rodas de conversa, exposições artesanais e uma apresentação da orquestra sinfônica Moacir Alves.

O evento foi elaborado com o objetivo de ofertar aos profissionais algumas formas de fortalecer pontos sociais, emocionais e de autoestima, o que acarretará em um atendimento humanizado e satisfatório aos pacientes.

De acordo com a diretora do SPA da Zona Sul, Aládia Jimenez, as ações melhoram o relacionamento interno da unidade de saúde.

“A importância dessas atividades, no dia a dia do profissional de saúde, é mostrar que esses heróis do cuidado e dedicação às pessoas também necessitam de nossa atenção. Com as oficinas, eles estão levando tudo aquilo que produzem fora do seu serviço, além de estarem muito incentivados e empolgados com essa ação. Tudo para melhorar a autoestima, a socialização e a empatia”, ressaltou.

No Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) da Zona Oeste, de quarta-feira (12/05) a sexta-feira (14/05), a programação se desenvolve em torno do tema “Os trabalhadores da saúde no contexto de crise na pandemia de Covid-19”.

O evento contará com um debate amplo sobre questões acerca das condições e o ambiente de trabalho envolvendo aspectos físicos, emocionais e psíquicos dos profissionais de saúde, desde o início da pandemia. Com isso, ocorrerão rodas de conversa com psicólogos, médicos e enfermeiros, além de exposição de trabalhos artesanais e concurso de paródias.

A diretora do HPSC da Zona Oeste, Juliana Medeiros, aponta a relevância dos servidores, principalmente durante a pandemia. “Todos eles são importantes de um modo geral, todos eles fazem parte de uma equipe multidisciplinar para prestar uma assistência qualificada a todos os pacientes, principalmente os pacientes pediátricos”, enfatizou.

A comemoração no SPA Joventina Dias, no sábado (15/05), será composta por atividades terapêuticas e integrativas, rodas de conversa com equipes de enfermagem, a partir do seu protagonismo no cuidado frente à pandemia, e uma palestra sobre a regulação estadual do Amazonas e o papel junto aos SPAs.

Os Hospitais Prontos-Socorros (HPS) 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio também realizam, até o fim do mês, programações voltadas para o Dia da Enfermagem, também com o intuito de valorizar o trabalho dos profissionais e comemorar esta data.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.