Últimas

Detentos do CDPM 2 iniciam curso de Jardinagem e Paisagismo

Com o objetivo de continuar proporcionando novos caminhos para a ressocialização dos internos, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou, nesta quarta-feira (09/06), o curso de Jardinagem e Paisagismo no Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2). A capacitação, que contará com uma carga horária total de 40 horas, está sendo ofertada na unidade por meio de uma parceria com a empresa cogestora New Life Gestão prisional.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Ao todo, 15 reeducandos estão participando do novo curso. Durante os dias, eles receberão aulas práticas e teóricas sobre os conceitos básicos da jardinagem, desenvolvimento do paisagismo, manutenção de jardim, tipos de solo e de plantas e atuação no mercado de trabalho.

“A maior parte das aulas práticas será realizada aqui na frente da unidade, onde iremos revitalizar o jardim que já existe e plantar uma nova variedade de plantas ornamentais”, disse o instrutor do curso, Vander Marques.

O reeducando José Manuel (nome fictício), que está inserido no programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, expressa gratidão por mais uma chance de se qualificar profissionalmente.

“Eu só tenho a agradecer por essa nova oportunidade. Esse já é o terceiro curso que estou fazendo aqui dentro, e sempre fico animado como se fosse o primeiro. Vou me dedicar muito para aprender e absorver o máximo de conhecimento possível nessa nova área que é a jardinagem e o paisagismo”, disse.

Para a chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), Keyla Prado, a qualificação proporciona novos horizontes aos reeducandos. “Eles estão muito animados e motivados para iniciar esse curso, pois hoje o mercado é muito grande lá fora e tem gente que necessita muito desse tipo de profissional. Acredito que saindo daqui com essa qualificação, eles terão uma grande chance de crescer na vida e conseguir uma renda de forma digna e honesta”, observa.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.