Últimas

Governo do Amazonas realiza visita técnica em prédio para implantação de unidade do PAC em Tabatinga

Dando continuidade às ações sociais do Governo do Amazonas, a titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Mirtes Salles, e a secretária executiva de Cidadania da pasta, France Mendes, estiveram nesta segunda-feira (31/05) em Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus), para dar início a um estudo que visa a implantação de uma unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) no município.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A ação faz parte do pacote de investimentos anunciado pelo governador Wilson Lima, que destinará R$ 15 milhões ao setor social na capital e interior do Estado. A meta é ampliar os serviços dos PACs para mais cinco municípios. Os investimentos foram divulgados pela primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, durante o 1º Encontro de Primeiras-Damas dos Municípios do Amazonas, ocorrido no dia 23 de abril.

"Essa visita faz parte da ampliação dos PACs para o interior do Amazonas. O governador Wilson Lima solicitou que a Sejusc fizesse essa ampliação para dar mais dignidade ao povo do interior, pois existem municípios que esperam até seis meses para emissão de um Registro Geral [RG], e, com a instalação de um PAC, a emissão é feita no mesmo dia. Esses e outros serviços realizados no local trazem mais agilidade aos municípios”, disse Mirtes Salles.

A secretária executiva de Cidadania da Sejusc, France Mendes, destacou que a ação reforça os princípios da pasta, de executar ações que atendam às demandas da população na capital e interior do Estado.

"Com a pandemia tudo se acumulou. As pessoas ficaram sem documentação e algumas também perderam seus documentos. Por isso, o Governo do Amazonas está com esse olhar direcionado aos municípios, tanto os que estão com problemas relacionados à enchente dos rios, quanto aos que não foram atingidos. É um grande avanço, estamos chegando em vários locais levando cidadania para a população", disse France.

Para o prefeito de Tabatinga, Saul Bemerguy, a chegada de um PAC ao município é uma das solicitações mais recorrentes da população local e adjacências. "O PAC será muito importante, referência para tríplice fronteira e irá melhorar a cidadania, o lado social e humano. Temos centenas de pessoas precisando desse serviço para poder se aposentar, por exemplo, e muitas outras pessoas que necessitam emitir o RG. Ou seja, precisamos muito desse serviço", afirmou.

PACs – Ao todo, a Sejusc coordena 13 unidades do PAC, sendo nove na capital e quatro em outros municípios: Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins. A primeira unidade do PAC foi inaugurada no dia 20 de março de 1998, no bairro São José, na zona leste de Manaus.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.