Últimas

Duas pessoas estão internadas após consumirem tucumã no Amazonas

Manaus/AM - Duas pessoas estão internadas em um hospital do município de Manacapuru, no interior do Amazonas. A suspeita é de um surto de Doença Transmitida por Alimento (DTA), causada por ingestão de tucumã, na comunidade Irapajé, na zona rural da cidade. Ao todo, há 30 casos suspeitos da doença, sendo um óbito de um menino de 8 anos. 


A equipe das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária da FVS-RCP partiu para a sede de Manacapuru nesta quarta-feira (14), de onde seguirá para a comunidade de Irapajé, para realizar a investigação no local e coletar amostras de materiais no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS-RCP) para que haja a confirmação do surto de DTA associado à ingestão de tucumã a partir da análise sobre composição, deterioração, processamento, conservação e qualidade do alimento.

A Vigilância em Saúde de Manacapuru notificou que o tucumã foi ingerido inicialmente na comunidade Irapajé no último fim de semana. O alimento foi distribuído nos bairros e outras localidades rurais próximas à sede de Manacapuru. Um menino, de 8 anos, foi a óbito por suspeita da DTA após a ingestão de tucumã, após ter sido internado em hospital da cidade na segunda-feira (12). Outras duas pessoas estão internadas sob a mesma suspeita também no município.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.