Últimas

Governo do Estado entrega equipamentos para cozinha artesanal à Associação das Donas de Casa do Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), entregou, nesta terça-feira (27/07), equipamentos para a Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (ADCEA). O fomento, no valor de R$ 73.390,53, é oriundo de edital do FPS para o setor social e abrange materiais permanentes e equipamentos para a cozinha artesanal, que irão beneficiar cerca de 200 donas de casa, por meio de capacitações promovidas pela instituição. A entrega ocorreu na sede da associação, no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A secretária executiva do FPS, Kathelen Braz, esteve no local representando o governador durante a entrega. “É um prazer imenso conhecer as atividades da ADCEA, e poder estar aqui por meio do Fundo de Promoção Social, representando o governador Wilson Lima e a primeira-dama Taiana Lima, para realizar a entrega de vários equipamentos para a cozinha artesanal. Esses equipamentos irão possibilitar o aumento das atividades oferecidas pela associação, além da melhoria na renda familiar das mulheres donas de casa da comunidade”, destacou Kathelen.

A presidente da ADCEA, Neuda Maria, destacou a importância que os equipamentos irão fazer para a economia das donas de casa da comunidade.

“Hoje recebemos uma série de equipamentos e insumos para organizarmos uma cozinha semi-industrial aqui na sede da ADCEA, para capacitar as donas de casa, em especial as chefes de família, na área de produção de alimentos, pães, doces, licores e outros. Todas nós estamos muito gratas ao Governo do Estado, representado pelo o nosso governador Wilson Lima, pois com este benefício, que recebemos por meio de edital, iremos oportunizar a qualificação, geração de renda e melhorias de vidas de muitas mulheres”, afirmou a presidente.

Entre os equipamentos entregues à ADCEA estão assadeiras, balança de cozinha de 5kg, cilindro laminador, conservador vertical, exaustor 40cm, fogão 2 bocas, forno minichef 400g, freezer horizontal, liquidificador, mesa inox, seladora, amassadeira rápida, balança de 20kg, batedeira planetária, condicionador de ar split 24 BTUs, modeladora para pão e tacho para fritura, além de materiais de consumo.

Objetivo – Com a aquisição de equipamentos modernos e eficientes, a ADCEA irá dotar a montagem de uma cozinha que será utilizada como espaço para a capacitação de 200 donas de casa no período de 12 meses, com a execução de oito cursos visando a produção artesanal de doces, conservas, bolos, biscoitos, pães e outros produtos.

A formação irá possibilitar às participantes comercializar produtos em feiras comunitárias e outros eventos de empreendedorismo coletivo, e permitir a elas obter uma renda pessoal e/ou familiar de 40%, além de garantia do acesso pós-capacitação a um ambiente adequado para o preparo de suas produções.

Entidade – A Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (ADCEA) tem como missão a defesa e proteção dos direitos das mulheres, em especial as donas de casa, além de assistir mais de 1.000 associadas. A instituição estende atendimento ao público que busca serviços em suas instalações.

A ADCEA atua para melhorar as condições de vida dessas mulheres por meio da qualificação para a geração de renda, distribuição gratuita de cartilhas, guias e folders contendo informação sobre os direitos da mulher, das trabalhadoras domésticas vítimas de violência doméstica e familiar, entre outras atividades.

FPS – O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza atua fomentando projetos autossustentáveis, de geração de emprego, renda e inclusão social, que garantem os direitos dos idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.