Últimas

Idam realiza ação de assistência técnica no assentamento do Riozinho em Carauari

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Carauari (distante 788 quilômetros de Manaus) iniciou, no dia 13 de julho, uma série de atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) junto aos assentados do Projeto de Assentamento do Riozinho, que ocorrerá até sexta-feira (23/07).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A ação tem como objetivo realizar a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Carteira do Produtor Primário e visitas de recomendação técnica nas propriedades do assentamento.

Na ocasião também estão sendo realizados cadastros para a solicitação de DAP junto ao órgão de regularização fundiária, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No decorrer de toda a ação serão atendidas 150 pessoas residentes no assentamento.

A ação é uma realização do Idam em parceria com a Associação de Moradores do Projeto de Assentamento da Estrada do Riozinho (AMPAER). As atividades tiveram início com uma reunião junto à diretoria da AMPAER, para explicar quais documentos são necessários para a emissão dos documentos e o cronograma de visitas ao longo dos dias, respeitando todas as orientações sanitárias vigentes em decorrência da pandemia provocada pela COVID-19.

Para o gerente do Idam em Carauari, também técnico em agropecuária Átrio Chagas, a ação é fruto de uma longa trajetória de assistência técnica e extensão rural aos produtores do assentamento: “As visitas estão seguindo todas as recomendações de segurança e higiene diante da pandemia. E com elas, é possível estreitar os laços com os produtores e planejar futuras ações, como a emissão de Cadastros Ambientais Rurais (CAR) individuais para os assentados”, ressaltou o gerente.

Já de acordo com o técnico responsável, o técnico em agropecuária Jorge Carvalho, a importância da atividade para os assentados está na possibilidade de regularização junto ao órgão de Ater e o de reforma agrária: “Já são mais de uma década de necessidade de regularização dos assentados e do assentamento do Riozinho, dessa forma o Idam vem cumprindo seu importante papel de apoiar as comunidades rurais”, concluiu.

Ainda segundo Átrio, as atividades desenvolvidas ao longo da ação buscam fortalecer o setor primário e levar direitos aos produtores, que têm dificuldade de acesso à sede do município de Carauari. Dessa forma, essas ações permitem que o Idam leve serviços de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares de todo o município de Carauari.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.