Últimas

Por que a infecção urinária afeta mais mulheres do que homens?

Essa é uma das principais perguntas feitas aos urologistas.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A resposta é simples, segundo o médico Flávio Antunes. "A anatomia feminina proporciona uma maior proximidade da uretra em relação ao ânus e à vagina". Além disso, o tamanho da uretra da mulher é menor.

Os homens têm menor chance de ter infecção por conta do tamanho da uretra, que é de cerca de 25 centímetros, enquanto a das mulheres é aproximadamente de 5cm centímetros. E por ter uma uretra mais curta, a mulher tem mais possibilidade de ser atingida pelas bactérias que dão origem à doença. Inicialmente, esses organismos podem colonizar a uretra e subir em direção à bexiga e rins. Quando ocorre a colonização da bexiga, a infecção é denominada de cistite; quando atinge o rim, é chamada de pielonefrite.

Sobre a infecção urinárias nas mulheres, Flávio Antunes explica que, além da condição anatômica, outros fatores aumentam os riscos da doença nesse grupo.

"Outros elementos que contribuem para esse quadro são o ato sexual, gestação, diabetes, obesidade, uso exagerado de sabonete íntimo ou higiene deficiente".

O sabonete íntimo pode ser eficiente ou um vilão para a infecção urinária caso seja utilizado em excesso. Isso porquê ele pode matar bactérias importantes da flora normal da vagina. Segundo o urologista, outra dica importante para evitar infecções é urinar após as relações sexuais, pois isso evita que bactérias entrem no canal da uretra.

Infecção urinária nos homens

Apesar de menos comum, a infecção urinária é uma doença que também afeta os homens e precisa de tratamento. Flávio Antunes alerta que a doença é mais comum em homens com mais de 50 anos, período em que tende a acontecer o aumento da próstata.

"Além de cistite e a uretrite, outra forma dos homens terem infecção urinária é por meio da prostatite, que afeta a próstata. Portanto, o homem que começa a ter ardência para urinar, dificuldade para eliminar a urina, e eventualmente febre, deve procurar um pronto socorro de forma rápida", destacou o urologista..

Sintomas e Tratamento

Alguns sintomas de infecção urinária são os mesmos em homens, mulheres ou crianças. São eles: necessidade urgente e frequente de urinar; ardor ao urinar;
eliminação de pouca urina em cada micção; dores na bexiga, costas e baixo ventre; febre e sangue na urina, em casos graves. Já o tratamento, na maioria das vezes, é feito com antibiótico, é super efetivo e resolve o problema. No entanto, diferente da mulher que trata por poucos dias, uma infecção na próstata tem que ser tratada por mais tempo.

Não é possível prever quando se terá uma infecção urinária, mas existem algumas atitudes que o homem e a mulher podem adotar para prevenir e diminuir os riscos. Manter-se hidratado, tomando cerca de 2 litros de líquido diariamente, evitar a retenção de urina ou roupas muito apertadas e procurar atendimento médico periodicamente são algumas dessas medidas.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.