Últimas

Prefeitura de Manaus comemora 16 anos da Manaus Previdência, que trabalha para ser 100% digital

A Prefeitura de Manaus comemora, nesta quarta-feira, 21/7, os 16 anos de atividades da Manaus Previdência, instituição com um dos mais bem avaliados regimes próprios de Previdência do país.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O órgão alcançou ao longo dos últimos anos, grandes conquistas como o mandato da diretoria por lei, o que permite a continuidade do trabalho e profissionalização da gestão previdenciária.

A meta da prefeitura nos próximos anos é tornar a Previdência municipal cada vez mais digital e integrada com as demandas do século XXI. Por isso, acelerou seu processo de transformação digital durante a pandemia da Covid-19, oferecendo serviços como consultas, cadastros e emissão de documentos na modalidade on-line, além de cursos e treinamentos. Prepara-se, ainda, para oferecer agendamento eletrônico, acompanhamento de processos e censo previdenciário anual de forma digital.

“Sob a orientação do prefeito David Almeida, a Manaus Previdência avança para se tornar uma Previdência digital. Este ano, estamos trabalhando para nos manter certificados no Pró-Gestão Nível IV, na ISO 9001 e como referência nacional em gestão de Regime Próprio de Previdência Social, o RPPS”, ressaltou a diretora-presidente.

A autarquia nasceu como Fundo Único de Previdência do Município de Manaus (Manausprev) pela Lei nº 870, em 21 de julho de 2005, com a finalidade de gerir o RPPS da capital amazonense. Oito anos depois, a Manausprev passou a se chamar Manaus Previdência, ao ser reestruturada pela Lei nº 1.803, de 29 de novembro de 2013, com o status de autarquia. Atualmente, é responsável por assegurar os direitos previdenciários de 7.600 aposentados e pensionistas do município de Manaus.

A instituição tem como diretora-presidente a economista e advogada especialista em Previdência Social, Daniela Benayon; como diretora de Administração e Finanças, a administradora Lyvia Guimarães; e como diretora de Previdência, a advogada Ana Silva Domingues. Todas elas com certificações técnicas de gestores de RPPS: CPA10 e CGRPPS.

Premiações

A Manaus Previdência detém certificações nacionais que representam o alto nível de qualidade, como a Certificação nível IV do Pró-Gestão, concedida em 2020 pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia; e a ISO 9001, aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e que assegura a continuidade dos processos de gerenciamento da qualidade.

Outra conquista alcançada pela Manaus Previdência em 2020 foi o 1º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Investimentos” – categoria 3, concedido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), em que concorreram os entes com mais de cinco mil ativos. O resultado torna o RPPS referência nacional em gestão de recursos.

Esses são os motivos pelos quais a autarquia tem recebido diversas solicitações de gestores e servidores de outros RPPS com interesse em conhecer melhor as boas práticas implantadas na previdência municipal.

Investimentos

A Manaus Previdência também é referência quando se trata de investimentos. A instituição, atualmente, tem uma carteira de investimentos superavitária, que soma mais de R$1,2 bilhão em ativos, distribuídos entre títulos públicos federais e fundos de investimentos de renda fixa que são de 44,53%, fundos de investimentos de renda variável de 46,05% e fundos de investimentos no exterior de 9,42%.

As diretrizes de investimentos são definidas pelo Conselho Municipal de Previdência (CMP) e pelo Comitê de Investimentos (Cominv), cujos servidores são certificados na área de investimentos, inclusive com certificações avançadas como Ancord, CEA e CGA.

Programas e projetos

O setor Psicossocial é uma das áreas mais atuantes da Manaus Previdência, que gerencia projetos e programas a fim de oferecer melhoria e qualidade de vida dos aposentados e pensionistas da instituição. Como exemplo, existe o programa Vitalidade que oferece cursos e treinamentos aos aposentados; o Feliz Vida Nova, voltado para recém-aposentados; o Pensando o Futuro para jovens pensionistas; e o recém-lançado projeto Acolher, que tem como objetivo ajudar os novos pensionistas e oferecer apoio psicológico para lidar com o processo de luto de forma mais equilibrada e saudável.

O programa, lançado em abril de 2021, é estruturado em cinco momentos: acolhimento e orientação; atendimento psicológico individual; atendimento psicoterápico em grupo; atendimento psicológico individual final e; follow up.

Os programas da Manaus Previdência são reconhecidos nacionalmente. Em 2019, o projeto Pensando o Futuro ficou em 2º lugar no 10º Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária na modalidade Inovação, da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem).

O projeto teve início em 2018, baseado na Educação Previdenciária, que prepara os adolescentes e jovens pensionistas da Manaus Previdência, com idade entre 16 e 24 anos incompletos, para o encerramento da pensão por morte, a fim de conhecer alternativas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Atualmente, a Manaus Previdência tem em sua estrutura mais de 80 servidores, que trabalham com comprometimento para oferecer qualidade nos serviços públicos. Uma das metas para o ano de 2021 é a realização do concurso público para cadastro reserva para cargos de nível médio e superior, cujo andamento do processo já foi retomado. O concurso será possível assim que houver liberação dos órgãos de controle.

São 16 anos de muitas histórias, batalhas e conquistas da Manaus Previdência que não parou de crescer e buscar sempre oferecer o melhor para os 7.600 beneficiários.

A sede da Manaus Previdência está localizada na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.