Últimas

Sepror inicia distribuição de Kits Seringueiro atendendo duas OSCs em Carauari

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou a entrega de 100 Kits Seringueiro, ação em cumprimento ao programa do Governo do Amazonas para incentivo ao retorno dos extrativistas à atividade e consequente aumento da produção de borracha natural. O município de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus) foi o beneficiado, por meio de duas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), a Associação de Produtores Rurais de Carauari (Asproc) e Associação dos Moradores Extrativistas da Comunidade de São Raimundo (AMECSARA).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf), a Sepror realizou entrega de equipamentos a seringueiros de Carauari, representados por duas associações de produtores locais. Foram distribuídos 50 kits para cada Associação.

Segundo o titular da Seapaf, Airton Schneider, assinalou que o Governo do Estado mantém o apoio aos seringueiros. “Principalmente neste período, que é ideal para a colheita do produto, garantindo condições de trabalho nas localidades produtoras de látex, e promovendo o crescimento da cadeia da borracha no Amazonas”.

Materiais e equipamentos para coleta do látex, como tigelas, bicas, duas facas para sangria, um facão, um balde e uma lanterna de cabeça, fazem parte de cada Kit Seringueiro. Em 2020, a Sepror distribuiu 400 kits. Nas ações de 2021 estão previstas as entregas de 290 kits, das quais cem já foram entregues. Os municípios de Lábrea, Manicoré, Canutama e Itacoatiara deverão ser os próximos beneficiados.

A borracha natural é matéria-prima para diversos artigos industriais, como brinquedos, revestimentos, utensílios domésticos e, principalmente, para a produção de pneumáticos.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.