Últimas

Após intensificação, trabalhadores da rede estadual começam a tomar 2ª dose da vacina contra Covid-19, em Manaus

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus intensificaram, nesta quarta-feira (11/08), a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para os servidores da Educação da rede estadual, na capital. A ação visa o retorno seguro das atividades 100% presenciais, anunciado para os dias 23 de agosto, em Manaus, e 8 de setembro, no interior; e antecede a imunização dos estudantes de 12 a 17 anos, que inicia na sexta-feira (13/08), na capital e em outros 11 municípios do estado.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A intensificação da segunda dose para os servidores da Educação está acontecendo nos 27 postos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), espalhados por toda a capital amazonense.

A professora Débora Barbosa, da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Djalma da Cunha Batista, optou por tomar o imunizante no posto do Studio 5 Shopping e Convenções, na zona sul de Manaus. Para a profissional, que tomou a primeira dose da vacina em junho deste ano, a intensificação da imunização da categoria reforça o sentimento de segurança para o retorno às atividades 100% presenciais na capital.

“A segunda dose, tanto para nós, professores, quanto para os servidores da escola, vai ser uma garantia de segurança ainda maior. Acredito, também, que a primeira dose dos adolescentes vai trazer conforto para os pais, para nós voltarmos 100%”, afirmou Débora.

Colega da servidora, a também professora Nara Nascimento foi uma das vacinadas nesta sexta-feira. “Acredito que a gente está sendo valorizado como trabalhador da Educação. É um sentimento de gratidão mesmo, e respeito por todos os profissionais. Fico muito feliz por esta oportunidade de, hoje, estar tomando a segunda dose”, disse Nara.

Protocolos – Mesmo com a segunda dose do imunizante aplicada, e a posterior vacinação dos adolescentes, é importante manter as medidas de segurança em saúde, como o uso de máscara e álcool em gel, lembrou a gestora da Escola Estadual (EE) Divina Providência, Bárbara Kely. Ela, ao lado de um grupo de servidores da unidade de ensino, também se imunizou no Studio 5.

“As nossas escolas estão preparadas para receber as crianças, o grupo total, com dispensers de álcool em gel em toda sala de aula. É muito importante que os pais e responsáveis orientem os filhos a continuar se protegendo”, pontuou Bárbara.

Secretária escolar da EE Divina Providência, Patrícia Ambréia ressaltou a importância de se concluir o ciclo vacinal contra a Covid-19. “A segunda dose representa, para mim, segurança, pois a primeira é para a gente começar a produzir os anticorpos, e ela só vai se efetivar se a gente tomar a segunda, para completar [essa primeira]. Nós só vamos nos sentir seguros, e ter a imunidade que precisamos contra esse vírus, tomando a segunda”, finalizou.

Adolescentes – Além da intensificação da vacinação dos servidores da Educação, o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus anunciaram a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos, na sexta-feira (13/08) e no sábado (14/08), conforme o cronograma: no dia 13, adolescentes com comorbidades, grávidas, puérperas e com deficiência; e, no dia 14, adolescentes sem comorbidades.

A ação vale para a capital e para os municípios de Parintins, Benjamin Constant, Itapiranga, São Gabriel da Cachoeira, Santo Antônio do Içá, Jutaí, Iranduba, Tefé, Barreirinha, Silves e Japurá. Estudantes dos municípios que não foram contemplados com a vacinação devem ficar atentos ao calendário de imunização das suas cidades.

Retorno – O Governo do Amazonas confirmou o retorno das aulas 100% presenciais no estado. Os estudantes de Manaus voltam no dia 23 de agosto, enquanto os alunos do interior retornam em 8 de setembro.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.