Últimas

Em Parintins, projeto Idoso Empreendedor do Governo do Estado já cadastrou 210 pessoas

O projeto Idoso Empreendedor lançado na segunda-feira (23/08), em Parintins (369 quilômetros de Manaus), já registrou 210 cadastros efetivos no município. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), vai continuar com a iniciativa na cidade, pois a demanda é alta com muitos idosos que trabalham como artesãos.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Para a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, ações como estas mostram o cuidado que o governador Wilson Lima tem com a população idosa do nosso Estado.

“O Governo do Amazonas tem trabalhado incansavelmente para melhorar a qualidade de vida da população amazonense e, iniciativas como estas, são muito importantes para a sociedade, pois, além de movimentar a economia, conscientiza a população dos direitos dos idosos”, disse Mirtes.

O projeto conta com parceria da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e oferece microcrédito com recursos que vão de R$ 5 mil, na capital (sem avalista), até R$ 8 mil, no interior do Estado (com avalista), para pessoas com idade igual ou acima de 60 anos, de baixa renda. O objetivo é oferecer a esse público oportunidade de abertura ou ampliação do negócio.

Durante todo o evento, ocorreram várias atividades, dentre elas, ações de conscientização e fiscalização sobre o atendimento preferencial da pessoa idosa nas agências bancárias do município e o direito à gratuidade e meia-passagem no transporte hidroviário.

De acordo com a Secretária Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Viana, o projeto continuará na cidade devido à maioria dos idosos trabalhar com artesanato.

"A partir de hoje, ficará um guichê na Unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) de Parintins para atender o Projeto Idoso Empreendedor. A maioria trabalha como artesão e nós vimos a necessidade de continuar com as demandas. O guichê será acessível, ficará no térreo do PAC e os documentos recebidos na cidade serão encaminhados para Manaus e emitidos as declarações", explicou a secretária.

A iniciativa contou com a participação de alguns representantes da rede de proteção a idosos, como o Conselho Estadual do Idoso (CEI) e Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), vinculada administrativamente pela Sejusc, em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Conselho Municipal do Idoso (CMI).

Prestigiaram o evento, nestes três dias, o presidente da Câmara de Parintins, que estava como prefeito em exercício, Matheus Assayag, o reitor da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro, dentre outras autoridades.

Além de Parintins, o projeto já alcançou a população idosa da comunidade Nossa Senhora de Fátima na Zona Rural de Manaus. Os municípios de Autazes, Urucurituba, Caapiranga e Itacoatiara já mostraram interesse pelo projeto. E a partir do dia 12 de setembro, a Sejusc começará as visitas nesses municípios.

Para solicitar o recurso financeiro do Idoso Empreendedor, é necessário acessar o site da Afeam (www.afeam.am.gov.br) e clicar no campo "Crédito Emergencial 2021". Após isso, é só seguir o passo a passo disponível no site, com envio da documentação solicitada pela Agência.

Outras Ações - Na manhã desta quinta-feira (26/08), houve também uma ação para alunos, na Escola Estadual Araújo Filho, com a finalidade de sensibilizar os estudantes sobre respeito aos idosos na família e na sociedade.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.