Últimas

Prefeitura de Manaus destaca desafios e avanços no Dia Nacional da Saúde

No Dia Nacional da Saúde e da Vigilância Sanitária, comemorado em 5 de agosto, a Prefeitura de Manaus destaca os desafios para assegurar o acesso da população aos cuidados com a saúde em tempos de pandemia, e os avanços na oferta de serviços na Atenção Primária, com melhoria em cinco indicadores do programa Previne Brasil na cidade, no primeiro quadrimestre de 2021.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A data, criada em homenagem ao sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, nascido neste dia, tem a finalidade de despertar a conscientização da sociedade para a importância da educação sanitária como principal instrumento na prevenção de doenças.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, ressalta a importância dos trabalhadores da saúde nos resultados dos indicadores, principalmente por conta do cenário atual que o mundo atravessa. “Estamos vivendo uma pandemia sem precedentes, uma situação sanitária jamais vista, o que tem exigido de todos os profissionais da área um empenho sem limites, há mais de um ano. Desde o início do ano estamos trabalhando na maior e mais complexa campanha de vacinação já realizada e Manaus é uma das primeiras cidades do país a alcançar todas as metas do Ministério da Saúde e já avançamos nas faixas etárias, já vacinando as pessoas a partir dos 18 anos. E todo esse trabalho é possível com o apoio e orientação do prefeito David Almeida”, disse.

Em Manaus, as ações de atenção primária são coordenadas e executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em 208 pontos de atenção, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs), clínicas da família, policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e laboratórios distritais.

Entre os serviços oferecidos, a população pode ter acesso gratuito a consultas médicas, de enfermagem, aferição de pressão arterial e de glicemia, coleta de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids (ISTs/Aids), vacinação com todos os imunobiológicos necessários à prevenção de doenças e atendimento odontológico, entre outros. Além disso, a Semsa também realiza campanhas informativas e de conscientização para a população.

Já as ações de vigilância sanitária, que têm a finalidade de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde, são executadas pela Visa Manaus, integrante da estrutura da Semsa. A Visa atua para garantir a qualidade e a segurança de itens como medicamentos, alimentos, cosméticos, agrotóxicos, laboratórios, clínicas, hospitais, consultórios e regulação da doação de sangue, entre outros.

Shádia Fraxe acredita que quando a vacinação contra a Covid-19 já tiver alcançado um número expressivo da população, a prefeitura poderá avançar ainda mais em todas as outras ações de saúde. “Paralelamente à campanha de vacinação, estamos trabalhando na qualificação e na humanização da saúde no município e estamos discutindo o planejamento estratégico de muitos projetos para essa área. Já começamos a promover a reestruturação das unidades de saúde e temos projetos a serem executados até o final do ano, como novas unidades de saúde e implementação de novos programas”.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.