Últimas

Prefeitura de Manaus entra na fase final da recuperação de área afetada por erosão no conjunto Lula

A Prefeitura de Manaus trabalha em ritmo acelerado, para concluir as obras de revitalização da área afetada por uma erosão com mais de 100 metros de profundidade, e a reconstrução da rede de drenagem profunda na rua Siri, no conjunto Cidadão 9, mais conhecido como conjunto Lula, zona Leste.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Os serviços, fiscalizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) agora estão direcionados à construção das calçadas e meios-fios. As obras de drenagem profunda, com a colocação das valetas de concreto no pé de cada bancada de aterro e a escada hidráulica, para que a água possa escoar de forma segura, já foram concluídas. O vice-prefeito e titular do órgão, Marcos Rotta, esteve no local, na manhã desta quinta-feira, 12/8, e acompanhou os trabalhos.

“Estamos acompanhando o desfecho de uma obra extremamente importante para esta área da cidade. Aqui existia uma erosão de mais ou menos 118 metros. A prefeitura vem trabalhando em caráter emergencial e, muito em breve, o prefeito David vai entregar essa obra importante, solucionando uma situação que colocava em risco a rua, o comércio e as residências do conjunto Lula. Os desafios são grandes, mas o caminho a gente já sabe”, disse Marcos Rotta.

O local recebeu 32 mil metros cúbicos de argila em cinco banquetas de aterro para conter o desnível de erosão, além da implantação de uma rede de drenagem profunda com três dissipadores, que faz transportar, de forma correta, as águas das chuvas, sem provocar novas erosões no local.

“A hidrossemeadura que resgatará a vegetação do talude, aquela superfície inclinada, de forma natural, para a proteção do solo contra a erosão, já foi realizada e toda a rua Siri revitalizada com pavimento novo. Agora, estamos na fase final da colocação de meios-fios e calçadas”, explicou o vice-prefeito.

Mais de 40 homens trabalham na obra, iniciada de forma emergencial no dia 30 de março, quando uma antiga rede de drenagem de águas pluviais rompeu e provocou vazamento e o desgaste de todo o talude, causando uma grande erosão e riscos às casas do entorno. Na ocasião, o prefeito David Almeida e o vice-prefeito Marcos Rotta, determinaram uma intervenção imediata e, desde lá, acompanham de perto o andamento da obra, que deve ser entregue ainda no final deste mês.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.