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Prefeitura de Manaus inicia 1º Workshop Administrativo e Financeiro da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta quarta-feira, 4/8, o 1º Workshop Administrativo e Financeiro, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), zona Sul.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A ação, que segue até esta quinta-feira, 5/8, contou com chefes, gerentes administrativos e assessores da Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O evento, que foi organizado pelo Departamento de Planejamento (Deplan), teve a apresentação dos procedimentos pelos responsáveis dos setores envolvidos da secretaria em forma de oficinas.

O encontro busca alinhar às DDZs os procedimentos administrativos e operacionais das ações desenvolvidas pelo Departamento de Planejamento. A programação conta com alguns temas importantes, que fazem parte da contextualização como: plano de governo, Censo escolar/matrícula, locação de imóveis, ações da Divisão de Gestão de Tecnologia de Informação (DGTI), fiscalização de contratos, aplicação de recursos (Proesc), prestação de contas, programas e projetos estratégicos e lotação.

Para o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, é importante que haja uma integração entre todos que fazem parte do contexto do trabalho realizado dentro da Semed, em todas as suas áreas.

“É um momento muito rico em que nós precisamos fazer essa transversalidade das ações da Semed, seja da área de administração e finanças, pedagógica, ou de infraestrutura, para que todos os servidores possam ter esse conhecimento e transformar isso em eficiência, justamente como nos determinou o prefeito David Almeida. Por esse motivo, é um trabalho importante, em que todos precisam tomar conhecimento para que possam juntos colaborar”, ressaltou.

O subsecretário de Administração e Finanças da Semed, Lourival Praia, destacou sobre a principal meta da programação que envolve as divisões distritais nessa interação das ações, que também fazem parte do trabalho da rede como um todo.

“Nosso objetivo é integrar todas as informações, sendo que um dos principais problemas que temos em uma organização é a comunicação e não pode haver falhas nisso. Nesse sentido, é trabalhar os fluxos, como funciona o início de uma demanda, de uma contratação, demanda da contratação de uma empresa, de uma reforma, ou seja, nós vamos passar para todos os setores os fluxos da nossa secretaria, em especial da nossa subsecretaria”, completou.

Segundo o diretor do Deplan, Leís Batista, o evento visa alinhar justamente as informações com os responsáveis pelas divisões distritais em prol da celeridade e melhoria dos problemas enfrentados dentro do sistema.

“Precisamos desburocratizar alguns processos, que são hoje advindos das divisões. Existem mudanças de legislações que já aconteceram, na qual a gente está tentando aplicar. Tem novos gerentes administrativos que ingressaram agora, juntamente com as suas respectivas equipes e que desconhecem a vivência da secretaria. A importância desse alinhamento é para capacitar esses novos servidores, para eles entenderem como funciona a dinâmica da sede da secretaria nas suas diversas frentes”, contou.

Para a chefe da DDZ Leste 2, Socorro Duarte, é sempre bom ter o conhecimento das atividades realizadas pela secretaria.

“São ações que realmente vão dar um gás, uma celeridade ao processo de gestão. Nós vamos acompanhar o gerente administrativo no monitoramento das realizações das ações propostas neste workshop. Essa vai ser a grande tarefa do chefe, de acompanhar e monitorar os gerentes, para que possamos dar as respostas mais céleres para o nosso sistema educacional”, concluiu.

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