Últimas

Prefeitura de Manaus realiza ‘Dia de Motivação da Leitura’ na Semed

A Prefeitura de Manaus realizou o Dia da Motivação da Leitura, com o tema “Ler é Legal, a qualquer hora!”, nesta quarta-feira, 11/8, na Secretaria Municipal de Educação (Semed), zona sul.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Essa iniciativa visa incentivar e valorizar as experiências da prática de leitura nas unidades de ensino municipais.

Em Manaus, o dia da leitura é recomendado pela Lei Municipal nº 2.168, de 22 de setembro de 2016, no qual dispõe sobre a criação do Dia da Motivação da Leitura nas escolas municipais.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, comentou sobre o fortalecimento da prática de leitura. “O ato de ler é libertador, porque traz consistência, conteúdo e, sobretudo, discernimento para se tomar decisões. Além do gosto pela leitura, os nossos alunos precisam também potencializar a capacidade de ler e interpretar, porque este é um dos objetivos da gestão do prefeito David Almeida. Portanto, convoco para que todos nós sejamos instrumentos de ação, para que os estudantes desenvolvam essas habilidades”, destacou.

Conforme o subsecretário de educação, professor Carlos Guedelha, a escola tem a função de ser o ambiente que desempenha as ações de melhoria do conhecimento.

“A escola tem o foco de formar escritor e leitor, além de cidadãos. Por outro lado, não existe cidadania plena sem o acesso ao mundo da leitura e da escrita, então quando a escola cria programas e projetos que caminham na direção de gerar condições para que o aluno tenha acesso aos livros, ela cumpre o seu papel, além de ser importante para o servidor que faz parte desse processo”, comentou.

O evento contou ainda com apresentações culturais para exaltar a cultura amazonense, além de exposição de artesanatos regionais. A aluna Letícia Siqueira Sobrinho, 11 anos, do 5º ano da Escola Professora Ignes de Vasconcellos Dias, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, considera a leitura uma atividade essencial.

“Com a leitura, você consegue desenvolver melhor a fala e a escrita, porque pelos livros consigo viajar para outros lugares e meus livros preferidos são os que têm desenhos e histórias divertidas”.

Extensão

Como atividade de extensão deste dia de motivação à leitura, também houve, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), zona sul, a exposição literária dos livros que compõem o acervo da Biblioteca Professor Adailton José Carvalho da Silva (BPA), local que faz parte das dependências físicas da divisão.

Foram expostas obras de autores da literatura estrangeira, nacional e regional, além de romances, contos, crônicas e poemas. A professora Inez Alcântara, chefe da DDPM, comentou como essa iniciativa estimula a ação dos servidores da Semed.

“Sensibilizamos a questão de motivar a leitura, porque os livros abrem um leque de possibilidades para compreender o mundo, então essa exposição divulga as obras que estão expostas, além de também incentivar os servidores e professores para a importância do ato de ler”, frisou.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.