Últimas

Prefeitura de Manaus realiza projeto pedagógico cultural em escola municipal da zona Leste

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 4/8, a apresentação do projeto pedagógico cultural “Encontro com a Palavra”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura), da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O evento ocorreu na escola municipal Roberto dos Santos Vieira, localizada no conjunto João Paulo II, Jorge Teixeira, zona Leste.

O projeto tem por objetivo reconhecer e promover a unidade de ensino como espaço de circulação e produção da diversidade cultural, contribuindo para a formação dos alunos e ampliando o repertório cultural da comunidade escolar.

O projeto Concultura contemplou as escolas municipais Roberto dos Santos Vieira, zona urbana; Kanata T-ykua e Dian Kelly, localizadas na zona ribeirinha. Cada unidade recebeu mil livros do Conselho Municipal de Cultura.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, a iniciativa é bastante positiva para o ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal.

“Esse projeto é maravilhoso, porque a doação desses livros da Secretaria de Cultura para a Secretaria de Educação transformou livros abandonados em arte. Com a expressão das crianças, que já leem com desenvoltura, portanto, vamos multiplicar essa ação, porque na gestão do prefeito David Almeida, educação e cultura caminham juntas”, pontuou Avelino.

O subsecretário de Gestão Educacional, professor Carlos Guedelha, também destacou a importância da leitura para os estudantes da rede municipal de ensino.

“A função da escola é formar o cidadão, então isso só é possível com o acesso ao mundo da leitura e escrita. Esse projeto é de suma importância, porque coloca as crianças em condições de leitura e produção de textos, aqui vimos crianças do 1°, 2° e 3° ano lendo com bastante qualidade, então isso significa que a escola está cumprindo o seu papel”, observou.

O poeta Tenório Telles, presidente do Concultura, informou que o conselho proporciona novas experiências pedagógicas.

“Esse projeto estimula o conhecimento, a leitura e a aprendizagem, sendo isso fundamental para o processo de formação das crianças. Com essa ação, a Prefeitura de Manaus gera um enriquecimento cultural das crianças e jovens, assim a educação municipal dá um passo à frente no aprendizado dos alunos”, declarou.

Apresentações

De modo lúdico e criativo, os alunos fizeram diversas apresentações com os livros que receberam. Os estudantes do 1° e 2° ano contaram a história da lenda amazônica “Mapinguari”. A turma do 3° ano “A” realizou uma apresentação por meio da poesia e releitura, e as crianças do 3° ano “B” realizaram a exposição de cartazes e recitação de poesias. As turmas fundamentaram as apresentações no livro "Emma e as Estrelas das Águas", da autora Alessandra Karla Leite.

Os estudantes do 4° ano “B” recitaram a poesia "Canção da Esperança", de Tenório Telles, e os alunos do 5° ano “A” declamaram poesias. Na ocasião, também houve a exposição de livros nas salas de aula.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.