Últimas

Prefeitura discute proposta do Plano Plurianual 2022 a 2025 da Semsa, em audiência pública virtual

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, na manhã desta quarta-feira, 11/8, uma audiência pública virtual para apresentação e discussão da proposta do Plano Plurianual 2022 a 2025 e do projeto da Lei Orçamentária Anual 2022.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A audiência foi transmitida pelo perfil da Semsa, no Facebook.

As propostas foram apresentadas pelo subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento da Semsa, Nagib Salem. Participaram do evento o subsecretário de gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, a subsecretária de Orçamentos e Projetos, da Secretaria Municipal de Economia e Finanças (Semef), Karliley Karla Capucho, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Jorge Carneiro.

Nagib iniciou a apresentação informando que Manaus está, atualmente, com 67% de cobertura com serviços da Atenção Primária em Saúde (APS) e 45% de cobertura com serviços da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e que os projetos previstos no PPA e LOA tem como objetivo principal ampliar a cobertura de APS para 75%, até o final de 2024, expandindo e qualificando a rede municipal de saúde, conforme determinação do prefeito David Almeida.

Para atingir esse objetivo, a Semsa estabeleceu um cronograma de ações estratégicas que deverão ser implementadas ao longo dos próximos quatro anos. Na proposta estão previstas ações como a construção de 20 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), reforma de 68 UBSs, implantação de sete Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de quatro farmácias distritais, construção de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e de um Centro Especializado em Reabilitação (CER).

Algumas das ações propostas já estão em andamento no âmbito da Semsa, como a construção de uma base de apoio às unidades fluviais na marina do Davi; a construção das novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Lindalva Damasceno, Morro da Liberdade; a reforma das UBSs Raimundo Franco de Sá e Mauazinho e a construção de uma nova sede para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e SOS Vida.

“Esse é o nosso planejamento para os próximos quatro anos na gestão do prefeito David Almeida e nosso objetivo principal com essas ações é ter uma rede básica de saúde cada vez mais qualificada, ampliar o acesso da população a esses serviços e cumprir os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS) de universalidade, equidade e integralidade nos serviços e ações de saúde”, finalizou Nagib Salem.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.