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Prefeitura do Rio de Janeiro planeja 40 dias de Carnaval de rua a partir de janeiro

Brasil – A Riotur, empresa de turismo da Prefeitura do Rio de Janeiro, publicou hoje em seu site a convocação para parceiros privados interessados na realização do Carnaval de rua de 2022. O caderno de encargos, que estabelece as regras do evento, prevê que ocorram até 500 desfiles de blocos oficiais num período de 40 dias, de 27 de janeiro a 6 de março. 


Apesar da previsão de uma festa grandiosa, o caderno estabelece que a realização do evento “será condicionada às determinações estabelecidas pelos órgãos competentes no combate à covid-19, inclusive com a possibilidade de alteração da data de início”. A prefeitura estimou que, em 2020, o Carnaval de rua envolveu 7 milhões de pessoas no Rio ao longo de 50 dias.

O anúncio acontece contudo no mesmo dia em que o prefeito Eduardo Paes (PSD) informou que a capital registrou o maior número semanal de casos de covid-19 em meio ao avanço da variante delta.

Paes já havia sido alvo de críticas de especialistas na área de saúde ao anunciar, no fim do mês passado, um plano de reabertura da cidade, incluindo a realização de uma série de eventos já no início de setembro. Após as reações negativas, o prefeito admitiu falha na comunicação do plano.

Para o Carnaval de rua, a intenção da prefeitura é que uma empresa fique responsável pela produção e implementação do suporte aos blocos, com custo bancado por patrocinadores. Foi estabelecida, por exemplo, a previsão de instalação de 34 mil banheiros químicos nas áreas de desfiles e em seus entornos.

Os interessados terão um mês para apresentarem suas propostas. Também está prevista a instalação de oito postos médicos no centro, zona sul, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

Os locais exatos dos desfiles serão definidos mais à frente pela Riotur. Será criado um site para a divulgação dos desfiles dos blocos.

A prefeitura estabeleceu o cadastramento de 10 mil vendedores ambulantes que circularão nos blocos com coletes numerados e credencial. A ideia é que haja venda de bebidas e outros produtos de possíveis patrocinadores.

Além do Carnaval de rua, a Riotur já havia lançado esta semana a convocação para patrocinadores do desfile de escolas de samba da Estrada Intendente Magalhães. Entre 26 de fevereiro e 5 de março, está prevista a apresentação de 60 agremiações de divisões de acesso. Neste caso, a ideia é conseguir arrecadar R$ 3,5 milhões.

* Com informações da Uol

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