Últimas

Prefeitura participa de diálogo público sobre educação com o TCU

Com o intuito de potencializar as práticas educacionais da Prefeitura de Manaus, o secretário municipal de educação, Pauderney Avelino, participou, nesta segunda-feira, 30/8, do diálogo público “TCU+Cidades: Transformação Digital na Educação Municipal”.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O encontro ocorreu de modo virtual, por meio do canal YouTube Tribunal de Contas da União, no qual teve o objetivo de discutir as oportunidades e desafios da oferta de infraestrutura e tecnologias no âmbito de retorno às aulas presenciais ou adoção de modelo híbrido.

O evento envolveu gestores municipais, onde foram discutidos os principais desafios e boas práticas da gestão municipal em educação. A ação faz parte da série de webinários realizados no âmbito do programa TCU+Cidades, que busca estimular a entrega de serviços públicos de qualidade por meio de uma maior aproximação com a realidade enfrentada pelos municípios na gestão dos aparatos públicos.

O secretário Pauderney Avelino destacou os avanços da rede municipal de ensino no decorrer das aulas remotas. “Os alunos e professores da nossa rede foram beneficiados com a aquisição de 3 mil computadores e acesso ao Diário Digital. Outro avanço foi a instituição do Proesc (Programa Orçamento na Escola) e a aprovação do programa “auxílio conectividade”, além da criação do Centro de Mídias e Tecnologia Educacional, desse modo a Prefeitura de Manaus garantiu a excelência na rede de ensino de Manaus”, declarou.

O ministro do TCU Augusto Nardes mencionou como o diálogo contribui para os avanços do ensino e aprendizagem. “É importante esse diálogo técnico para o uso das tecnologias educacionais, porque temos muitos desafios e precisamos implantar mecanismos de governança político-pedagógicos das escolas que nos dará a base para mudança da nossa educação”, destacou.

Além do secretário Pauderney, também compartilharam suas experiências educacionais de retorno às aulas no modelo híbrido e os desafios de tecnologia o secretário de educação do Estado do Pará, Renato Feder, e o secretário municipal de educação do município de Pilar (AL), Clewerton Afonso.

Palestras

Na perspectiva de refletir sobre a gestão em educação e os principais desafios na oferta de infraestrutura e tecnologias face à retomada das aulas presenciais ou modelo híbrido, os temas abordados nas palestras foram: “Conectividade nas escolas”, conduzido por Cristieni Castilhos, head (cabeça) de conectividade da Fundação Lemann; “Programas de acesso à internet”, conduzido por Pedro Lucas da Cruz Pereira Araújo, diretor do Departamento de Inovações e Investimentos do Ministérios das Comunicações.

Além, da explanação da Lei 14.172/2021 “recursos para conectividade - desafios na implementação”, por Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; por fim, a temática “Acompanhamento e Prestação de Contas dos recursos (para conectividade) via Plataforma + Brasil”, explanado por Regina Lemos, diretora do departamento de Transferência da União do Ministério da Economia.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.