Últimas

Seap inicia curso de Instalação e Manutenção de Condicionador de Ar para reeducandos dos CDPMs 1 e 2

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou, nesta quinta-feira (26/08), a abertura do curso de Instalação e Manutenção de Condicionador de Ar, uma parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), e a cogestora New Life Gestão Prisional, para internos dos Centros de Detenção Provisória de Manaus 1 e 2.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A capacitação de 160 horas irá acontecer em dois turnos, pela manhã, para 20 reeducandos do CDPM 1, e à tarde, para 15 do CDPM 2. Os participantes terão quatro horas diárias de aulas, de segunda a sexta-feira. A previsão de término é para daqui a dois meses.

Nas aulas teóricas e práticas os apenados irão obter conhecimentos sobre manutenção preventiva e corretiva em equipamentos condicionadores de ar, instalação e reparação, substituição de componentes, correção de instalações elétricas, normas de segurança do trabalho, preservação ambiental, e outros.

Para o interno Ricardo (nome fictício), o curso irá lhe render bons frutos. “A refrigeração é uma área que eu tenho certeza que dá bastante dinheiro aqui em Manaus, por conta do calor, e é uma coisa boa para nós, pois vamos começar a colocar em prática o que aprendemos aqui mesmo dentro do sistema prisional”, disse ele.

De acordo com a chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), Keyla Prado, a oferta do curso tem como finalidade dois objetivos.

“Queremos capacitar essas pessoas para que elas possam ter uma profissão para exercer quando alcançarem a liberdade. Isso também é uma porta de entrada para o nosso programa de ressocialização Trabalhando a Liberdade, onde os internos atuam em diversas frentes de trabalho e podem remir sua pena conforme os dias trabalhados”.

Mais capacitação – A parceria com o Cetam também irá alcançar os internos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI). Na próxima segunda-feira (30/08), 16 reeducandos do município iniciarão o curso de Pintor de Obras, com carga horária de 120 horas.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.