Últimas

Sedecti promove mobilização da Rede Rhisa em Itacoatiara

A missão de divulgação e mobilização da Rede de Recursos Humanos e Inteligência para a Sustentabilidade da Amazônia (Rede Rhisa), chega dessa vez ao município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus). A iniciativa faz parte da parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), com o Instituto Acariquara, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A visita da comitiva acontecerá no dia 31 de agosto, com um encontro com a comunidade científica daquele município. O encontro será realizado no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas de Itacoatiara (ICET/Ufam), às 9h.

A programação é voltada aos professores, pesquisadores, estudantes, associações, gestores públicos, cooperativas e instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A iniciativa é coordenada em conjunto entre: Sedecti, por meio da Secretaria Executiva de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), Instituto Acariquara, Ufam e recebe apoio financeiro do iCS.

A secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Tatiana Schor, que também atua na coordenação da Rede Rhisa, ressalta que a ideia com a mobilização é de contribuir efetivamente com o fortalecimento da plataforma.

“Buscamos criar mecanismos de colaboração entre os próprios pesquisadores e cientistas, com as comunidades e com o setor privado, incorporando tecnologias adequadas nos processos produtivos com as salvas-guardas necessárias e, principalmente, com o respeito mútuo por quem está na região”, declarou a secretária.

Itacoatiara - Itacoatiara é o quarto município a receber a visita da comitiva de mobilização da Rede Rhisa. A coordenação da Rede pretende visitar, ainda este ano, outros sete municípios do interior do Amazonas. São Gabriel da Cachoeira no Alto Rio Negro, Coari e Tefé no Médio Solimões já contaram com a visitação da caravana.

As próximas cidades a serem visitadas são: Itapiranga, Silves, Lábrea, Humaitá, Parintins, Barreirinha, Nhamundá e Tabatinga.

Rede Rhisa - A Rede Rhisa visa promover uma conexão com mais de 40 mil pesquisadores e entidades, por meio de uma plataforma voltada à divulgação e à promoção de projetos e soluções no campo da ciência e da tecnologia, em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Para mais informações e como participar da Rede Rhisa, basta acessar o site: www.rederhisa.org.br

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.