Últimas

Sema promove capacitação para otimizar ações municipais contra queimadas e desmatamento

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) promoveu, na tarde desta quarta-feira (11/08), um webinário para capacitar os municípios no uso de ferramentas de monitoramento de queimadas e desmatamento no estado do Amazonas. A capacitação teve a presença de secretários de meio ambiente de 24 municípios.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

“Nosso objetivo é dar autonomia nas ações de gestão de cada prefeitura. Fazendo o monitoramento de desmatamentos e queimadas, os municípios podem destinar recursos para áreas degradadas e identificá-las mais facilmente”, explicou Maycon Castro, engenheiro ambiental e assessor do Núcleo de Geoprocessamento e Gestão de Floresta (Nuggef), da Sema.

A ideia é que cada município tenha acesso a ferramentas de monitoramento gratuitas. “Não queremos que a tecnologia seja um limitador, mas um grande aliado para uma visão estratégica e tomada de decisões”, acrescentou o assessor.

A coordenadora de educação ambiental da Sema, Maria Edilene, esclareceu que, com o conhecimento adquirido, a longo prazo, os municípios poderão traçar estratégias de como agir e atuar de forma preventiva, além de alertar para medidas junto aos órgãos de combate.

O compartilhamento de ferramentas, feito pela equipe técnica da Sema, também irá oferecer dados para que os gestores possam protocolar denúncias no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

“O núcleo de educação ambiental está de parabéns por apresentar essas soluções inovadoras”, disse o secretário municipal de Rio Preto da Eva, Martinelli Gonçalves da Costa.

Como resolução do webinário, os municípios entraram em acordo sobre a instalação de salas de situação em cada secretaria municipal. A Sema se comprometeu em prestar orientações técnicas para aquisição de equipamentos e uso de ferramentas.

Participaram da reunião os secretários de meio ambiente dos municípios de Anamã, Autazes, Atalaia do Norte, Barcelos, Barreirinha, Beruri, Borba, Boca do Acre, Caapiranga, Coari, Codajás, Envira, Itacoatiara, Jutaí, Manacapuru, Manaus, Maués, Nhamundá, Novo Airão, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, Tabatinga e Tapauá.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.