Últimas

Como a utilização de materiais sustentáveis vem afetando o setor da construção civil?

Confira no artigo os impactos da sustentabilidade na construção civil

Foto: Rawpixel / BLITZ AMAZÔNICO

Sem dúvidas, a enorme quantidade de resíduos e entulhos gerados pelas obras, sempre foi um dos maiores desafios da construção civil. Por isso, existe a preocupação constante por parte dos profissionais do setor em relação ao alto uso de energia e as atividades de extração de matéria-prima que impactam o meio ambiente.
Entretanto, parece que, a sustentabilidade chegou para ficar e extinguir as ações nocivas desse mercado. Siga com a gente e descubra como.

A sustentabilidade na construção civil

A princípio, a sustentabilidade dentro da construção civil almeja que a execução de todos os processos considere ações que diminuam os impactos ambientes, intensifiquem a acessibilidade econômica e ofereçam qualidade de vida à sociedade.
Para isso, é necessário promover a reutilização de materiais, a partir da definição de alternativas para exploração dos recursos naturais.

Benefícios
Ao englobar o consumo consciente, as práticas de reciclagem, o reaproveitamento de resíduos e a diminuição de prejuízos, a sustentabilidade pode proporcionar inúmeras vantagens aos empreendedores do ramo, como, por exemplo, a possibilidade de oferecer mais casas e apartamentos baratos em Manaus à população (graças à redução de gastos envolvidos no processo), contar com incentivos fiscais (cada dia mais comuns para estimular as práticas sustentáveis), proporcionar mais conforto aos proprietários dos imóveis, ter mais argumentos para favorecer à venda nas negociações, além de maior apelo e conforto visual.
Isso ocorre porque as tecnologias sustentáveis estão se tornando, a cada dia, mais comuns e baratas. Além disso, elas são aptas para solucionarem as maiores demandas da população em relação à consciência ambiental.
Por isso, é fato que, ao aderir e priorizar algumas ações, as empresas, não só irão gastar menos em suas atividades, como também poderão otimizar sua imagem no mercado, através da demonstração de preocupação com a sustentabilidade.

Principais práticas sustentáveis na construção civil
Agora que você já sabe o que é a sustentabilidade na construção civil e quais são os maiores benefícios, confira alguns exemplos de aplicação do conceito a seguir:

1. Green Buildings
Também conhecidos como “edifício verde” ou construção sustentável, o Green Building envolve um ambiente pautado na adoção de recursos sustentáveis em todos os processos de concepção, construção, operação e, até mesmo nos casos de demolição.
Esses empreendimentos oferecem todas as condições de segurança, conforto e comodidade, além de proporcionarem maior qualidade de vida aos moradores.
Sem nenhuma limitação, o Green Building pode envolver um condomínio completo, uma kitnet, um sobrado, uma casa com quintal, uma sala comercial ou qualquer outro tipo de imóvel público ou particular.
Um dos materiais mais utilizados nos projetos é o tijolo ecológico, que, diferente dos tradicionais, não precisa ser queimado durante o processo de fabricação. Por isso, além de custo menor, também gasta menos energia durante a sua produção.

2. Gerenciamento adequado de resíduos

Outra prática sustentável bastante comum, o gerenciamento adequado de resíduos na construção civil, visa reduzir os impactos gerados pelas obras.
Por exemplo, no caso de uma construção pequena, que utiliza caçambas para despejar materiais sólidos e inutilizáveis, é importante que todos os entulhos sejam direcionados para locais de triagem ou para aterros adequados para recebe-los.
Já em casos de grandes projetos, é necessário que as construtoras invistam em programas de gestão ambiental e promovam a separação de resíduos desde o início até o término da edificação.
Ao destinar os materiais utilizados nas construções de maneira correta, é possível aproveitar recursos, reduzir os custos de coleta e intensificar a reciclagem. Dessa forma, o desperdício é menor, bem como a contaminação do meio ambiente.

Investimento em novas tecnologias

Por fim, não dá para negar que, em muitos casos, a tecnologia é uma grande aliada da sustentabilidade. No cenário da construção civil, por exemplo, softwares podem auxiliam e otimizar o gerenciamento do canteiro e das etapas de uma obra. Assim, é possível poupar recursos e economizar energia.
Atualmente, existem inúmeros apps para tablets e smartphones que contribuem nos processos de elaboração de projetos e acompanhamento das obras, capazes de garantir mais assertividade no cálculo dos materiais necessários, no tempo de construção, no controle de insumos, etc.
Vale destacar que a adoção de sistemas de gestão tecnológicos e inteligentes também reduz o volume de papel impresso, visto que, documentos importantes, ao invés de serem registrados com papel e caneta, podem ser obtidos de maneira totalmente digitalizada.

Enfim, gostou de descobrir como a utilização de materiais sustentáveis vem afetando o setor da construção civil? Conte para nós nos comentários e continue de olho no blog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.