Últimas

Governo do Amazonas leva Gabinete Itinerante Ambiental para Carauari

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), iniciou, na quarta-feira (15/09), mais uma edição do Gabinete Itinerante Ambiental (Giam). Desta vez, equipes da Sema desembarcaram no município de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus), a fim de alinhar estratégias de conservação e sustentabilidade entre Estado e Município.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

O Giam é um projeto criado pela Sema com o objetivo de integrar as agendas de meio ambiente entre o Estado, representantes da gestão ambiental dos municípios e a sociedade civil organizada. Por meio dele, secretários e assessores técnicos da secretaria constroem um plano de ação integrado, para fomentar a difusão de políticas públicas ambientais no interior.

“Por meio do Giam, a Sema tem ido presencialmente nos municípios do interior do Amazonas, para escutar a sociedade e os representantes municipais, no intuito de encontrar meios, em parceria, para fortalecer a gestão ambiental como um todo. É uma articulação nos diferentes níveis de poder, para que o impacto na vida dos cidadãos seja maior”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

No primeiro dia de gabinete itinerante, o secretário e a equipe técnica da Sema participaram de uma reunião com o prefeito em exercício, Jânio Takeda, vereadores e lideranças comunitárias locais. Na ocasião, foram discutidos mecanismos para implementar Concessões de Direito Real de Uso (CDRU) coletivas, além de ações para o melhoramento do manejo comunitário de quelônios e do pirarucu.

Para o prefeito em exercício, o Gabinete é uma oportunidade de conciliar agendas em comum e trazer mais resultados para os cidadãos de Carauari. “Estamos muito felizes com a vinda da Sema. Sem dúvida será de grande valia para destravarmos e avançarmos em algumas pautas locais”, destacou.

Agenda em Carauari – As atividades do Gabinete Itinerante Ambiental seguem nesta quinta-feira (16/09), desta vez, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari, situada no município. As atividades na Unidade de Conservação (UC) vão até a sexta (17/09), e incluem encontros com comunitários e a abertura oficial da despesca do pirarucu.

A ação em Carauari se encerra no sábado (18/09), com uma série de reuniões junto a representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), além de membros da associação local de catadores, da colônia de pescadores Z-25, da Associação dos Moradores Agroextrativistas da RDS Uacari e outras entidades.

Gabinete Itinerante Ambiental – Conhecido como Giam, o projeto foi criado em março deste ano e já contemplou os municípios de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) e Novo Airão (a 115 quilômetros da capital).

Além do secretário da Sema, a comissão do Estado reúne, nesta edição do Giam, o coordenador do Núcleo de Pesca da secretaria, Eduardo Conde; o gestor da RDS Uacari, Gilberto Olavo; e a assessora técnica do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), Ana Cláudia Leitão.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.