Últimas

Idam se reúne com prefeitura de Ipixuna para tratar de lei que regulamenta feira livre no município

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Ipixuna (1.367 quilômetros de Manaus) se reuniram, na manhã da segunda-feira (20/09), com o prefeito do município, Rodrigo Saraiva, e o secretário municipal de Produção e Abastecimento, José Almeida, na unidade local do Instituto, para tratar sobre a feira livre que está sendo implantada na localidade.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

A lei dispõe sobre a organização e o funcionamento dos mercados e feiras no município, fixando regras e medidas necessárias à fiscalização do comércio varejista. A lei passou a valer a partir da segunda-feira, e os agricultores que tiverem interesse de atuar com a feira livre devem procurar a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) para adquirir a autorização.

“A Feira Livre em Ipixuna será um importante evento que desponta aos nossos agricultores familiares como um caminho de geração de renda, trabalho e produção social. Para os consumidores, a feira livre vai ter um significado porque. além de representar uma opção de encontro de alimentos diferenciados e saudáveis, vai ofertar produtos oferecidos direto das mãos de quem produz”, comentou o secretário José Almeida.

Na ocasião, também foram entregues Cartões do Produtor Primário, um benefício do Governo do Amazonas destinado exclusivamente para pessoa física que exerça a atividade de produção rural.

“No município, até o momento, já foram beneficiadas 48 famílias com o crédito rural, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), com o Idam em parceria com a prefeitura. Neste ano, o valor injetado na economia do município já chegou a um total de R$ 1,2 milhões em crédito rural e crédito emergencial”, disse o gerente da unidade local do Idam em Ipixuna, Valdécio Gomes.

Cartão do Produtor Primário – O Cartão do Produtor Primário oferece diversas vantagens ao produtor, entre elas a isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos, e a dispensa da cobrança de ICMS antecipado nas aquisições de insumos agropecuários, em outros estados.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.