Últimas

MCTI realiza entregas para o AM durante evento na Suframa

A Suframa sediou, nesta quarta-feira (29), evento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) no Amazonas, alusivo aos mil dias de gestão do governo federal.

Foto: Andres Pascal / BLITZ AMAZÔNICO
A cerimônia teve a presença do ministro do MCTI, Marcos Pontes, e contou com ampla programação, incluindo premiações a estudantes e mulheres empreendedoras e lançamentos de ações e projetos voltados ao desenvolvimento sustentável e tecnológico da região – com destaque, em especial, para cursos profissionalizantes presenciais e EAD e para o projeto Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites MCTI (SALAS MCTI), cuja finalidade é instalar infraestruturas de apoio à pesquisa científica no território amazônico.

Além do ministro Marcos Pontes e de dirigentes do MCTI, a mesa de autoridades teve também a presença do superintendente da Suframa, Algacir Polsin; do secretário executivo de Desenvolvimento da Sedecti, Renato Mendes Freitas; da secretária de Estado de Educação, Kuka Chaves; da deputada federal Leda Sadala (Avante-AP); do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino; do presidente da Finep, Waldemar Barroso; e do presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado.

Na abertura da solenidade, o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, parabenizou o MCTI e o governo federal como um todo pelas conquistas alcançados ao longo de mil dias de gestão e destacou, ainda, a intenção de ampliar sinergias e reforçar parcerias com toda a estrutura do Ministério a fim de fortalecer o modelo Zona Franca de Manaus, em especial no que diz respeito ao fomento a novos vetores econômicos na região como bioeconomia e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). “A Suframa está á disposição para continuarmos trabalhando juntos e buscarmos fomentar um futuro brilhante para toda nossa região”, disse Polsin.

O ministro Marcos Pontes, por sua vez, afirmou que hoje é um dia muito especial para o Brasil e enfatizou também as contribuições de diversos parceiros que possibilitaram um salto recente do País no setor de ciência, tecnologia e inovações, lembrando, ainda, a grande capacidade da Amazônia de contribuir para que esse crescimento seja ainda mais robustecido. “É um trabalho conjunto que tem sido capaz de mudar o Brasil. E esta região tem uma capacidade muito especial pra nos ajudar ainda mais nesse propósito. Temos que aproveitar cada vez mais a capacidade de desenvolvimento sustentável, o potencial bioeconômico e as diversas outras potencialidades da Amazônia”, afirmou Pontes.

A programação teve sequência com a solenidade do prêmio “Mulheres Inovadoras” e a entrega de medalhas de olimpíadas científicas a estudantes locais, bem como com a realização de demais ações da agenda do MCTI no Estado. Ao final do evento, o presidente Jair Bolsonaro participou por videoconferência e, além de parabenizar todos os estudantes e empreendedores premiados na solenidade, salientou, entre outros temas, a realização ao longo de quase três anos de grandes projetos e políticas públicas em prol do desenvolvimento da Região Norte e do País como um todo, incluindo ações de enfrentamento à pandemia, defesa do meio ambiente, melhoria da infraestrutura, combate à corrupção e investimentos em energia, educação, transformação digital, melhoria das comunicações e desburocratização.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.