Últimas

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, profissionais da Faar apontam ligação positiva entre saúde mental e atividade física

A prática de atividades físicas e esportivas é uma aliada contra os transtornos mentais, que estão entre os principais fatores de risco para o suicídio. Nesta sexta-feira (10/09), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, profissionais da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) apontam que praticar esportes e exercícios físicos contribui para a saúde mental e o bem-estar geral.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

“Vários estudos já comprovaram que a prática de atividades físicas alivia o estresse, diminui a ansiedade, melhora o sono, oxigenação cerebral e a capacidade cognitiva. Uma rotina de exercícios auxilia na prevenção, também, da depressão”, aponta a psicóloga da Faar, Themis Cordeiro.

Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) estimam que 96% dos registros de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. A depressão é associada à maioria dos casos. A cada ano, são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil. No Amazonas, em média, 115 casos de suicídio são registrados por ano, segundo dados Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Para a profissional de Educação Física da Faar, Camila Longo, são inúmeros os impactos da prática esportiva para a saúde mental.

“Toda atividade física libera substâncias que trazem sensação de bem-estar e de felicidade. Outro ponto a se considerar é o fator social. Interagir com outras pessoas é muito bom para quem está com problemas de cunho emocional”, assinala.

O aposentado José Nunes utiliza a Vila Olímpica de Manaus, no bairro Dom Pedro, como local para a prática de exercícios físicos. “O melhor que existe é fazer alongamento, caminhada. Numa área aberta, é muito bom. Ruim mesmo é ficar em casa”, afirma.

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – A data de 10 de setembro foi instituída como Dia Mundial da Prevenção do Suicídio pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (Iasp), com endosso da Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.