Últimas

Ponte Jornalista Phelippe Daou recebe iluminação em alusão à campanha Setembro Amarelo

Em apoio à campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta sexta-feira (03/09), uma ação de conscientização na Ponte Jornalista Phelippe Daou, conhecida popularmente como Ponte Rio Negro.

Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO

Como parte das ações da campanha, a atividade contou com distribuição de material informativo sobre a campanha, visando a sensibilização do público em geral sobre o tema.

Durante todo o mês, a Sejusc vai promover ações de conscientização com eventos, palestras em escolas e centros socioeducativos além de blitzes educativas. A programação é coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos, por meio do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos.

Toda a estrutura da Sejusc conta com psicólogos e assistentes sociais que atuam nas secretarias executivas da pasta, como afirma a secretária titular Mirtes Salles.

“Temos psicólogos e assistentes sociais que trabalham com diversos públicos: crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência e idosos. A população amazonense pode ter a certeza que os profissionais da Sejusc estão prontos para prestar assistência a todas as pessoas que necessitarem de atendimento”, disse.

A gestora ainda reforça o tema da campanha em 2021: “Acreditar sempre, desistir jamais”, destacando a importância da família e amigos na prevenção ao suicídio.

“Isso também tem que ser feito por familiares e amigos. Eles precisam fazer com que as pessoas que estão enfrentando esse mal chamado depressão não desistam jamais. Elas precisam se sentir protegidas, acolhidas. Esse é um dever de todos nós enquanto sociedade. Precisamos ficar alertas sobre os nossos amigos e familiares”, completa.

A chefe do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos, Gabriella Campezatto, destacou que o público-alvo da campanha deste ano é o de 18 a 24 anos.

"Nos baseamos em pesquisas, dados oficiais, que nos mostram que as pessoas que mais cometem suicídio são dessas faixas etárias. Por isso, fizemos essa ação de conscientização na ponte, que é um dos pontos principais das ocorrências na capital", disse.

De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, o número de suicídios no Brasil em 2020 foi de 12.745, cerca de 0,4% a mais que em 2019.

Agenda - Nos dias 8 e 9 de setembro, equipes da secretaria vão realizar palestras na Escola Estadual de Tempo Integral Elisa Bessa Freire e na Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima, ambas na zona leste de Manaus.

Nos dias 14, 15, 16, 17 e 23 de setembro, os Centros Socioeducativos receberão palestras e rodas de conversa com psicólogas convidadas pela secretaria. No interior do Amazonas, os municípios de Parintins, Coari, Itacoatiara e Rio Preto da Eva recebem ações educativas durante todo o mês.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui.